sábado, 9 de dezembro de 2023

Família Sgarbi em Santo Amaro/SP

Os primeiros Sgarbi (s) que vieram para o Brasil, eram provenientes de Módena, Itália, vindos para o Brasil em embarcação do porto de Gênova, deslocando-se para as fazendas de café e primeiramente fixando residência na região de Taquaritinga, em São Paulo.


Uma família que emprestou seu nome para o desenvolvimento de Santo Amaro, podem ter relações com esses primeiros colonos, e parte de numerosa família fixou-se no comércio local.

A Casa Sgarbi foi fundada em 1936, com o nome de Carlos Sgarbi Sociedade Anonima, passando para a denominação Irmãos Sgarbi Ltda, no ano de 1950, sendo sócios da empresa os irmãos Carlos Sgarbi Filho, Orlando Sgarbi, Waldemar Sgarbi, e Walter Sgarbi.

Com a expansão crescente dos negócios e o rápido desenvolvimento de Santo Amaro, houve por bem expandir os negócios e em 1952 a denominação da empresa passou-se a chamar-se Casa Sgarbi, Sociedade Anonima, Comércio e Industria, com a diretoria formada por dona Cândida Sgarbi, Carlos Sgarbi Filho, sua esposa Norma Benatti Sgarbi, além de Waldemar Sgarbi, Francisco Comenale, e Elvira Luz Sgarbi.




O crescimento exigiu abertura de filiais, novas lojas a Santo Amaro, uma próxima a igreja Matriz, na Rua Belchior de Pontes, outra à rua Suzana Rodrigues, uma terceira loja na Rua Barão de Rio Branco, e por último na Ruas Campos Salles, atual Rua Mário Lopes Leão.


A Serraria “Alliança” de Glasser e Sgarbi, ocupava uma grande área saída com fachadas à rua Suzana Rodrigues com a paralela Alameda Santo Amaro, nº 4, onde estava o escritório de atendimento presencial ou por telefone, nº 32!


Deste modo a Casa Sgarbi, iniciada com o comércio de ferragens, expandiu seus negócios no fornecimento de madeiras e materiais diversos para a construção civil, que contribuiu enormemente com o desenvolvimento industrial de Santo Amaro.

Carlos Sgarbi Filho teve participação efetiva nas relações sociais no bairro de Santo Amaro, tendo sido um dos fundadores e 10º presidente do biênio 1961-1962 do Rotary Club de Santo Amaro, entidade fundada em 8 de abril de 1952, recebendo a entidade seu diploma de admissão em 30 de setembro do mesmo ano, pelo Rotary Internacional.


Devido a sua atividade no comércio local, tornou-se conselheiro da Associação Comercial de São Paulo, Distrital de Santo Amaro.

 Há uma rua na Região denominada RUA CARLOS SGARBI FILHO, criada pelo DECRETO Nº 17.154, DE 26 DE JANEIRO DE 1981, mas com nenhuma informação relevante.

 


• Quem porventura souber informações desses incansáveis santamarenses, favor disponibilizar o conhecimento para enriquecer essa “biografia de notáveis”.

Sem comentários: