sábado, 7 de janeiro de 2023

Os Primeiros Ônibus no Bairro Jardim São Luiz/SP

Houve uma empresa que deu início ao transporte coletivo no Jardim São Luiz, mas era muito deficitária e encerrou suas atividades causada por revolta popular.

Da transição da Viação Colúmbia para a São Luiz houve um vácuo de tempo que o transporte coletivo dentro do bairro Jardim São Luiz foi suprido pelos ônibus da CMTC (Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos) que ficavam estacionados em frente ao escadão que dá acesso à Paróquia São Luiz Gonzaga.

Esse ponto de parada era chamado de Abrigo e os últimos ônibus que ali ficavam foram os da Viação Columbia que na transição para a Empresa São Luiz de Viação Ltda, por pouco tempo foi ponto do ônibus da CMTC. Quando a Viação São Luiz assumiu os ônibus subiram a Rua Geraldo Fraga de Oliveira (Antiga Rua 1) e fixaram o ponto na atual João Fernandes Camisa Nova (Antiga Rua B).

Os Primeiros Ônibus no bairro Jardim São Luiz/SP

Os irmãos Ibrahim Suleiman e Abdo Carim Suleiman herdando o espírito de comerciantes libaneses iniciaram a sua atividade no setor atacadista de cereais em Barretos, São Paulo, ingressando na área de transporte com caminhões que levavam mercadorias por São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, e outras localidades, abrangendo até o setor de pecuária de corte e criação do gado Nelore-Mocho.


Com a visão empresarial, Ibrahim Suleiman vendo o potencial no sistema de transporte e fazendo levantamentos sistemáticos de uso de coletivos realizados em Santo Amaro, resolveu em 14 de janeiro de 1959 iniciar a operação da Empresa São Luiz Viação Ltda, com 14 ônibus novos para suprir a necessidade de deslocamento da população que crescia na região e com mais assiduidade no transporte coletivo do das precárias linhas existentes à época que não mantinham a regularidade. Os dirigentes da empresa prezavam pela eficiência do setor e com bons préstimos à população da região a São Luiz Viação Ltda expandia-se. No ano de 1975 a empresa contava com mais de 200 ônibus em uma garagem de 36.000 metros quadrados na Avenida João Dias, 1713/17, onde hoje é o depósito de materiais de construção DiCiCo.

O novo empresário: José Ruas Vaz


José Ruas Vaz nasceu em 1928, na Serra da Estrela, em Fornos de Algodres, Portugal. Era filho de um promissor criador de ovelhas, Antonio Martins Ruas, e da "fazedora de queijos", Maria da Glória Vaz. Aos 21 anos decidiu vir ao Brasil com a “carta de chamada” dos tios, chegando em 4 de setembro de 1949, onde desembarcou no Porto de Santos, subiu a Serra do Mar de trem e foi morar em um cômodo da casa dos tios comerciantes, à Rua Afonso Sardinha, na Lapa. O rapaz admirava muito outro tio, dono da panificadora Santa Tereza, fundada em 1872, concorrida no coração da cidade, à Praça João Mendes, onde está ainda hoje com nova administração.

Em 1957 adquiriu seu próprio negócio, a “Padaria Salazar”, no número 1.251 da Avenida Pompéia, e por onde vinham os bondes.


Nesta época estava havendo uma transição entre os bondes e os ônibus no transporte de passageiros em São Paulo e em frente a padaria ficava um ponto de ônibus. Um dia, a CMTC, retirou a linha de ônibus em frente à padaria e o movimento do estabelecimento caiu drasticamente porque os passageiros que esperavam o ônibus e frequentavam a padaria deslocaram-se para o novo local. A empresa Pompéia x Fábrica, assumiu o antigo ponto da CMTC e a padaria Salazar recuperou clientela. José Ruas Vaz percebia que os ônibus saíam e chegavam lotados. Em 1961, interessando-se pelo segmento de transporte coletivo fechou acordo com empresários de Santo André, de quem adquiriu a empresa Viação Campo Belo Ltda, (antiga). Vendeu a Padaria Salazar, com o coração apertado, mas era hora de mudar de “padeiro” para um dos empresários mais bem sucedidos no sistema de transportes coletivos do Brasil.


 

Vide mais em: 

Os Ônibus de Emílio Guerra, a Viação Colúmbia e a Empresa São Luiz Viação Ltda

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2015/10/os-onibus-de-emilio-guerra-viacao.html

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