quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Conferência das Partes - COP 27: A Terra não vai esperar pela vontade política!

Noé, aquele da Arca do Dilúvio, foi avisado novamente: Em breve a humanidade vai pro saco!


COP significa "Conferência das Partes", que é as Relações Internacionais de um comitê criado após a assinatura de um tratado internacional, para conter as mudanças climáticas a partir de mecanismos aplicáveis globalmente. Este é o objetivo da Convenção (Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima da Organização das Nações Unidas), ao realizar anualmente a Conferência das Partes (COP, sigla em inglês para Conference of the Parties).


Essas “partes” são os países onde estão os habitantes do Globo Terrestre, a casa de todo mundo!!!


O JOGO DESSA COP(a): INTERE$$E$ ECONÔMICO$ X BEN$ DE LUCRO$

Quem está envolvido no COP27, sediado no Egito?

Políticos, diplomatas e representantes de governos nacionais são as pessoas "mais importantes" convidadas para a COP.

Todos os países presentes concordaram em alterar seus planos à COP26 (acontecido em Glasgow, Escócia) alinhados a temperatura não excedente de 1,5°C. Todos deveriam chegar ao Egito com planos ambiciosos de redução de emissões.

Muitos cobram que as nações mais responsáveis pela crise climática devem pagar indenização às nações que estão sofrendo seus piores impactos. Sobre o financiamento climático, as nações mais ricas concordaram em fornecer US$ 100 bilhões por ano para ajudar a financiar as reduções de emissões nas nações mais pobres até 2023

Sobre o desmatamento, 137 líderes mundiais representando 91% da cobertura florestal global se comprometeram a interromper e reverter a perda florestal até 2030.

Um número significativo de empresas e bancos também prometeu alcançar cadeias de suprimentos livres de desmatamento até 2025, mas isso foi “APENAS UM COMPROMISSO VOLUNTÁRIO” COM NENHUMA PENALIDADE SE ELES NÃO CUMPRIREM SUAS PROMESSAS.


Reflexão:



Em1927, há quase um século, houve a Conferência de Solvay, parte de uma série de conferências iniciadas pelo industrial Ernest Solvay, em Bruxelas, Bélgica, constituindo um fórum para discutir "problemas científicos daquela época", com os maiores cientistas de então.


Fora uma legião de políticos e banqueiros do mundo inteiro, que são os verdadeiros causadores do problema, quantos cientistas de hoje, que entendem do assunto, estão presentes nessa COP27, no Egito, para discutirem, com real conhecimento de causa, esses problemas científicos da atualidade?

Falam para os mesmos de sempre, que querem os holofotes das luzes da ribalta e a Terra não vai esperar pela vontade política!


Sem comentários: