(Projeto: A Fotografia
como Concepção Histórica. Data das fotos 20-02-2020)
A estação hoje é só escombros, ruínas sem
valor algum...
Quem manda agora é a RUMO!
Hoje
fizemos o tour para chegar na estação Evangelista de Souza, ainda do terminal
de Santo Amaro, São Paulo, até o terminal Parelheiros e de lá até o ponto final
de Barragem. Para frente foram mais uns 10 quilômetros de aventura, mas valeu
cada passo, cada pegada no barro, para registrar o que se faz no presente
aquilo que foi orgulho no passado!
A estação
de Evangelista de Souza, é homenagem do nome do empresário industrial Barão de Mauá, foi construída e entregue
em 01 de abril de 1935 pela Estrada de Ferro Sorocabana, como parte do ramal
Mairinque-Santos, que estava sendo construído com a intenção de ligar o
interior ao litoral paulista, cruzando a Serra do Mar.
Em 1957, a
estação passou a ser o ponto de entroncamento do ramal de Jurubatuba, aberto
pela Estrada de Ferro Sorocabana, para ligar diretamente a Estação Júlio
Prestes, no centro da cidade de São Paulo à Mairinque-Santos.
Os trens
de passageiros vindo de Mairinque foram suprimidos por volta de 1973, onde foi
mantido apenas um trem para os funcionários da Fepasa. Em outubro de 1997,
houve a suspensão da linha de passageiros Embu-Guaçu-Santos e a estação deixou
de atender passageiros.
A partir
de 1999 a ferrovia foi concedida como parte da Malha Paulista, onde até o
início da década de 2010 funcionavam na estação os escritórios de supervisão do
pátio, a tecnologia operacional e o escritório de via permanente da América
Latina Logística. A partir de então, a estação e a vila ferroviária foram
abandonadas e depredadas.
A estação
se encontra em meio a Área de Proteção Ambiental Municipal do Capivari-Monos da
Prefeitura do Município de São Paulo, tendo um acesso muito difícil por
automóvel.
NOVO RUMO
Ao comprar
a operadora de ferrovias ALL, a empresa de logística Rumo encontrou trilhos
carcomidos, locomotivas velhas e clientes insatisfeitos (as fotos demonstrama
isso).
Comprada
em julho de 2014 pela Rumo, empresa de logística do grupo de energia Cosan, a
ALL havia sido, por anos, considerada a empresa de operações ferroviárias mais
eficiente e rentável do país.
A Rumo é a
maior operadora de ferrovias do Brasil.
A
Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e
administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná,
Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso,
Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por mais de mil
locomotivas e 28 mil vagões.
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