segunda-feira, 30 de junho de 2025

Festa Junina, prenderam-te em salões!!!

...chamam-te ainda de festa...que pela "fresta da janela do tempo" acabou esse momento!

...tinha fogueira na rua de terra, tinha pipoca, tinha bolo de milho, tinha batata doce, e o mastro dos três santos, Antonio, João e Pedro, lá de cima, olhando os três pro chão, dando do Divino a benção, no sacramento da união, com a Lua no Firmamento, ia começando a festa, avisava um estouro de rojão! Na história dos três santos a menina acreditava, e até achava, que era o Santo Antonio que casava e a solteira sonhava que o João Batista abençoava e até o amor batizava e Pedro com as chaves trancava a quem ela escolhia e mais amava e um belo dia o matrimônio acontecia!


...tinha quentão, e um montão de gente pra torcer pra gente subir no pau de sebo e pegar no topo um presente, depois de muitos tentarem e sair contente e todo ensebado com um prêmio na mão saia pulando o vencedor, todo serelepe o moleque!!!
...tinha até casamento de mentirinha e padre também mentiroso e tudo era gostoso e era o povo que mandava...os mais velhos faziam a alegria das crianças e se davam as mãos para dançar a quadrilha da ocasião!
...agora não tem nada disso, tudo deu sumiço e prenderam os três santos num salão pra se gastar um dinheirão e não tem mais a diversão dessa ocasião, pois hoje nada igual acontece, pois quando escurece nesses dias, nem fogueira aparece!

Sem comentários: