Miguel Pereira dos Santos era “motorneiro” dos bondes da antiga Light and Power, que deteve o sistema de transporte de veículos elétricos em São Paulo. Jacaré trabalhou nos bondes de Santo Amaro ao centro da Cidade de São Paulo, na empresa canadense até sua aposentadoria da década de 1950.
Seu apelido que ganhou notoriedade e recebeu esse nome de um filme americano que havia um personagem com esse apelido.
Sua farda azul marinho era sua marca registrada completada com seu grande bigode.
O Sargento Jacaré participava da Igreja Batista e em 1953 entrou para o Exército da Salvação[1] e a partir de 1959, tornou-se o seu mais importante relações públicas na cidade de São Paulo, com seu jeito peculiar suas incursões noturnas por bares, restaurantes e boates entrando no recinto com sua maneira simples e de alegria, angariando a simpatia de todos.
O Exército de Salvação foi registrado no Brasil em 1922 motivada em ajudar pessoas, por amor a Deus, “abriu fogo” nas regiões do Rio de Janeiro, estendido nos anos seguintes no sudeste, sul, nordeste e norte do país. A missão era seu lema: “Salvo para Servir”.
Era redigido, pela entidade, o Jornal “Brado De Guerra”, e Jacaré com alguns exemplares ia fazendo sua apresentação com citações bíblicas em formatos pequenos indo de mesa em mesa participando das brincadeiras dos que estavam no recinto e transmitia o seu carisma, recebendo os donativos espontâneos que pingavam aqui e acolá!
Sua presença se acentuava no mês de dezembro de cada ano, próximo ao Natal, quando entoava a canção marcante de sua presença ao cantarolar: Glória, Glória, A-le-lu-ia, repetidas vezes!
Em 1986 houve seu passamento terreno ocorrido na Santa Casa de Misericórdia aos 76 anos, e muitos sentiram sua falta costumeira de boêmios que se tornaram seus amigos!!!
Sua passagem terrena fez parte do noticiário paulistano:
Miguel Pereira dos Santos, conhecido como “Jacaré”, sargento do Exército da Salvação, personagem da noite de São Paulo, que durante trinta anos percorreu bares e restaurantes da cidade para recolher donativos. O sargento Jacaré morreu dia 1° de setembro de 1986, aos 76 anos, de complicações hepáticas, em São Paulo.
(Fonte: Veja, 10 de setembro, 1986 – Edição 940 – Datas – Pág; 97)
Referências:
O ESTADO DE S. PAULO - 07 de setembro de 1986 - pag. 44 fl 2
https://blog.exercitodoacoes.org.br/2022/12/exercito-de-salvacao-comemora-100-anos-no-brasil/
[1] Exército
de Salvação
https://www.exercitodesalvacao.org.br/nossa-historia
No ano de 1865 o Exército de
Salvação surge na Inglaterra com William e Catherine
Booth, em meio à Revolução Industrial, numa sociedade que passava por uma
das maiores revoluções da sua história. Logo no início, sua luta era para que
os pobres também pudessem frequentar as igrejas e assistir aos cultos como os
outros de classes sociais mais favorecidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário