sexta-feira, 23 de setembro de 2022

AS URNAS ELETRÔNICAS E MINHA MÃE CURTINDO, COMENTANDO E COMPARTILHANDO

 As eleições sem urnas eletrônicas

Isso me lembra a época de eleição das antigas, quando não tinha essas maquininhas tipo caça níquel e eram cédulas para você colocar o nome do candidato “menos ruim” daquele tempo.

Minha mãe cumprindo religiosamente o “ato cívico obrigatório democrático” ia sempre votar, nunca faltou à seção do colégio da região.

Ela tinha suas preferências, que não coincidiam com as minhas e dizia por que eu não votava no candidato dela dizendo: “O que ele fez pra você para você nunca votar nele”?

Eu ria e ela se zangava, mas meu pai falava para não arrumar encrenca por causa disso, pois nenhum político se importaria com o eleitor e nem viria apartar a briga minha com a mãe.

Meu pai era sábio, calmo toda vida, tirar o velho do sério era impossível, quando ele não gostava de algo, saia de fininho pedindo licença, mas minha mãe era uma “pilha ligada direto no 220 volts” e para ela o candidato certo era o que ela tinha votado e pronto.


Uma vez, em uma dessas eleições com cédulas, passou na televisão o que não poderia ser feito de jeito nenhum, e eis que apareceu a cédula com a letra de minha mãe escrito:

 Deus te ajude!

Minha mãe tinha uma caligrafia bem-feita, toda desenhada era inconfundível, ela vendo a imagem televisiva comentava:

“Fui eu, fui eu...!!!”

Meu pai passivamente e pacificamente só balançava a cabeça dando um sorriso maroto.

Então a repórter disse: “Votos com alguma coisa escrita serão todos anulados”!

Minha mãe não se conformava de anularem o voto dela só porque tinha escrito “Deus te ajude”!

Se Deus ajudou o candidato dela não sei dizer, mas em eleições lembro-me sempre dessa passagem e ela no infinito deve lembrar-se também.


Hoje recordando fico imaginando que as urnas eletrônicas tinham que ter, curtir, comentar e compartilhar, seria o máximo para minha mãe...

Sem comentários: