segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

A Revolução Industrial e o quinhão ofertado ao homem!


Do controle motriz ao controle mental das massas

A 1ª Revolução Industrial foi construída com a máquina a vapor e a utilização do carvão (mineral e vegetal) como fonte de energia e fixou-se a data de 1760 como início.
A necessidade humana para a produção era fundamental.
A 2ª Revolução Industrial foi construída com a utilização do petróleo como fonte de energia somado com o desenvolvimento da eletricidade, e fixou-se a data de 1860 como início.
A necessidade humana para a produção era fundamental.
A 3ª Revolução Industrial foi construída no século 20, impulsionada por tecnologia de duas guerras mundiais sendo desenvolvida a eletrônica, as comunicações, os satélites, o computador, e a tecnologia da informação.
A necessidade humana para a produção precisava ter alguma especialização.
A 4ª Revolução Industrial em andamento ocorre com tecnologias como computação cognitiva, inteligência artificial, “realidade” virtual, computadores de alto nível, blockchain (transações com moeda virtual), veículos autônomos e indústrias inteligentes com produção robotizada.
A necessidade humana para a produção precisa ter alta especialização.
A 5ª Revolução Industrial expande as comunicações móveis, interligações globais, com cidades inteligentes (núcleos com bases de controle) e tecnologia médica de ponta que escaneia um corpo físico com diagnóstico imediato que identifica quaisquer anomalias.
A necessidade humana para a produção precisa ter especialização específica.
Tudo isso foi um processo que "desativou" (ou descartou?) a necessidade do homem nessa cadeia produtiva, ou seja, as máquinas até o século 20 necessitava um contingente humano para gerar produção dos botões verde e vermelho “do liga e desliga”.
Hoje há pouca necessidade física e necessário muito conhecimento. A população mundial está interligada com seus smartphones, armazenam tudo o que acontece ao redor, fala-se instantaneamente com a internet de alta velocidade e aplicativos. Ter conhecimento é saber como fazer do braçal hardware para o controle software. Poucos conseguiram esse avanço e detém o “soft” e aos muitos outros sobrou o “hard” da produção!
Ao que o homem será capaz de atingir de tecnologia para interesses próprios é inimaginável, mas uma coisa pode-se “diagnosticar”: a Terra será para bem poucos...muitos serão chamados e poucos escolhidos...o homem foi criado semelhante, não igual!!!
Se a massa humana conseguir ter o que comer “ração” no futuro, que se considere satisfeito por isso!!!

Sem comentários: