terça-feira, 5 de julho de 2016

Índice: Sistemas de Transporte e sua Evolução em Santo Amaro/São Paulo

Automóvel: Uma “praga” contemporânea

Houve um longo caminho da mobilidade humana iniciada pelo “erectus” com o caminhar em busca do alimento. O homem “habilis” possuía a necessidade de andar em grandes distâncias, sendo a locomoção era o seu modelo de ação e isto aconteceu gradativamente até domesticar alguns animais que lhe forneciam essa condição servindo-se dos cavalos e camelos que foram domesticados ao longo da história e proporcionou atrelar veículos com rodas para o transporte de seus pertences mais urgentes. Depois o “sapiens” controlou as técnicas e não há muito tempo criou máquinas a vapor que fornecia a força motriz das locomotivas que transportavam mais gente coletivamente.

Depois foram substituídas pelo motor à explosão usando hidrocarbonetos como combustível criando os automóveis e caminhões de carga que forneceram mais mobilidade pessoal, somando a isso a fase de controlar a energia elétrica e criarem-se veículos de última geração que ainda não se completou o clímax buscando ainda novas fontes de energia limpa podendo viajar mais rápido e até voar em tempo menor.

Tudo possui um preço e assim o homem moderno criou a sua própria armadura e deveria saber que todo este processo requer cuidados para não se tornar  refém das máquinas que ficam obsoletas rapidamente e criam a “praga dos autos”, daquilo que anda por si, que torna o homem prisioneiro de suas próprias conquistas.

Vide um pouco da história do sistema de transporte na Região de Santo Amaro e sua evolução através dos tempos:

Tramway da Companhia de Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro e o Matadouro da Vila Clementino/SP



Transporte sobre trilhos em Santo Amaro e a Malha Viária


QUANDO OS BONDES CHEGARAM A SANTO AMARO: 7 de julho de 1913


Os Ônibus de Emílio Guerra, a Viação Colúmbia e a Empresa São Luiz Viação Ltda


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