terça-feira, 22 de março de 2011

HAUSSMANNIZAÇÃO E GENTRIFICAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: "NOVA" LUZ!

Nova Luz: Do Campo Redondo a Campos Elíseos Estação Ferroviária em 1866 - ACERVO CONDEPHAAT ESTAÇÃO 1880: OBRA DE BENEDICTO CALIXTO - MUSEU PAULISTA (IPIRANGA)

São Paulo tendo sido, no século 19, o “ponto de encontro” do tardio desenvolvimento agroindustrial, iniciado através das fazendas de café precisava constituir nova estrutura.
Chacará Mauá, Campo Redondo ou Charpe,1870. Crédito: Arquivo Depart. Cultura


Barão de Mauá iniciou conversações com investidores estrangeiros para vender suas terras no Campo Redondo, em São Paulo, para a construção da nova estação, além de suas ações da São Paulo Railway que daria origem a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí inaugurada em 4 de abril de 1867.


Deste modo a antiga região que anteriormente foi sendo ocupada desordenadamente agora recebia “status” de desenvolvimento, surgindo o primeiro bairro projetado de São Paulo denominado Campos Elíseos, intensificado com o projeto da nova estação construída pela São Paulo Railway, nas décadas de 1860 e 1870.


NOVO MODELO TRANSFORMA AS RELAÇÕES DE MERCADO INTERNACIONAL

A INGLATERRA E SEUS INTERESSES DOS LUCROS PROVENIENTES DOS INVESTIMENTOS: PROVENTOS DE SUA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


O CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO MUDA DE MÃOS!

NOVA ECONOMIA TRANSFORMA AS DIRETRIZES DO MERCADO INTERNACIONAL

UM NOVO PRODUTO DESTACA-SE NA BOLSA DE LONDRES

UMA NOVA ESTRUTURA SERÁ MONTADA COM A IMIGRAÇÃO EUROPÉIA PARA O BRASIL QUE PASSA POR UM NOVO MODELO ANTERIORMENTE DE PRODUÇÃO SERVIL PARA REMUNERAÇÃO DE MÃO DE OBRA

O PRODUTO EM DESTAQUE: CAFÉ


AÇO INGLÊS: EARL DUDLEY STEEL(lastro "trocado" pelo café) Nessa época, os detentores das terras de fazendas de café do interior paulista, adquiriram terras do antigo Campo Redondo que anteriormente fazia parte dos investimentos de Irineu Evangelista de Sousa[1], o barão e visconde de Mauá, industrial, comerciante, político e banqueiro do Brasil, apoiado pelos maiores financistas europeus da dinastia dos Rothschild.
Assim a antiga Chácara Mauá, propriedade do visconde de Mauá passou a integrar o patrimônio da São Paulo Railway. Em 1868 passa a chamar-se Chácara do Charpe. Caxias e seu Séquito, Protetor do Império dos Bourbon: Quem te protegerá?

Praça: Isabel, descanse em paz nos Campos Elíseos verdejantes, como em braços explendidos de Orfeu, teus súditos de agora descansam!
Em 28 de novembro de 1865, na região o poder municipal denominou o Largo dos Guaianases, que na atualidade é parte da Praça Princesa Isabel, nome este promulgado pela Lei nº 2.443 de 19/12/1921, assinada pelo Prefeito Firmiano de Moraes Pinto, em homenagem a filha do Imperador do Brasil, D. Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina de Bourbon.
Jardim da Luz: março de 2011
O século XIX na Europa estava passando por grandes conflitos e eram formados barricadas contra administraçoes expúrias. A França estava sobre a imposição de Napoleão III, que temerário pelos confiltos urbanos convocou Georges-Eugène Haussmann para remodelar a capital da França.


Rua do Triunfo: Onde está tua Glória triunfante?

Com “projeto de modernização e embelezamento estratégico da cidade realizado pelo Barão de Haussmann[2], o “artista demolidor”, passou a estruturar a “gentrificação” local, sinônimo de enobrecimento da cidade e conhecido como “haussmannização”,que pretendia, além de tornar a cidade mais bela e imponente, cessar com as barricadas que foi palco do levante da Comuna de Paris, em 1871, portanto há 140 anos.
O Demolidor do Futuro: Nova Luz
Esquina da Rua Gal. Couto de Magalhães com Rua Mauá
Pensou-se em controlar as insurreições e os combates populares, além da expulsam de seus antigos moradores centrais para a periferia da capital, a partir da verdadeira demolição das ruas e construções antigas para uma nova organização geométrica de casas e comércios centrais.
Campos Elíseos de São Paulo

Família Dumont Villares em Campos Elíseos -crédito: Fundação Energia e Saneamento

*Em 1891 Santos Dumont comprou um Peugeot e enviou ao Brasil. Há documento do poder público de São Paulo, que Henrique, irmão de Santos Dumont, é um dos pioneiros do automobilismo da capital bandeirante, juntamente com o Conde Álvares Penteado, em 1901.

Alameda Cleveland,nº 601-Casarão Santos Dumont/atual Museu de Energia
O Bairro de Campos Elíseos, em São Paulo, foi o primeiro bairro idealizado nos moldes deste novo conceito de “sistemas de cidade”, com estrutura de quarteirões definidos nos moldes urbanísticos europeus. Deste modo a capital paulista recebeu influência da famosa Avenida Champs Elysées, onde fica o Arco do Triunfo, em Paris. Os arquitetos Frederico Glette e Victor Nothmann entregaram a execução do projeto de loteamento da antiga chácara ao engenheiro Hermann von Puttkamer.
Avenida Rio Branco, esquina com Alameda Glete
O "Palacete Elias Chaves", situado na atual Avenida Rio Branco, em Campos Elíseos, da família de Elias Antonio Pacheco Chaves, foi inspirada no Castelo de Écouen, de estilo renascentista, na França. A construção foi iniciada em 1892 pelo arquiteto alemão Matheus Häussler e com orientação de João Grundt, alemão de Hamburgo, e que estava em São Paulo para trabalhar nas obras do Viaduto do Chá, projetado por Jules Martin, no vale do Anhangabaú. O Palacete foi concluído em 1899, com orientação do arquiteto Cláudio Rossi. Em 1907, a família vendeu-o ao governo que o destinou como moradia de presidentes da Província de São Paulo, sendo seu primeiro morador o conselheiro Rodrigues Alves, em 1912, quando recebeu o nome de “Palácio dos Campos Elíseos”.

Em 2003, o governo do Estado começou o projeto de restauração do Palácio Campos Elíseos, financiado pela Lei Rouanet, com abatimento de impostos para os patrocinadores, e orçado em R$ 8 milhões. Permanece até hoje em reformas e fechado, do “esforço” da administração municipal de São Paulo, em “revitalizar o centro”, no novo conceito de “haussmannização” semelhante ao de Paris, a “Cidade Luz”, com as devidas garantias e respeito aos antigos moradores das imediações, do que foi símbolo de desenvolvimento de São Paulo que continua em luta com seu passado de taipa e contra as futuras barricadas existentes, mesmo que ocultas, independente das intervenções, pois as relações sociais permanencem esquecidas pelo poder público em seus investimentos nesta Megalópole, a cidade da “Nova Luz”... Estação Júlio Prestes: Qual é o Caminho para a Cidade de São Paulo?

Notas:

[1] Entre 1855 e 1856, Barão Mauá iniciou conversações com investidores para a construção de uma ferrovia de Santos a Jundiaí na Província deSão Paulo.Em 1863 vendeu as suas ações da São Paulo Railway que deu origem a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí inaugurada em 4 de abril de 1867. Capitalizado o Barão fundou em 1º de janeiro de 1867, o banco Mauá & Cia que sucedeu a Mauá, MacGregor & Cia, formado em 30 de abril de 1855 juntamente com 182 investidores. No final da década de 1860 iníciava-se o processo de falência de Mauá. Em 26 de novembro de 1884 recebe carta de reabilitação de comerciante após ter liquidado as dívidas com os seus credores e passa a exercer a atividade de corretor de café. [2] Georges-Eugène Haussmann foi advogado, funcionário público, político e administrador francês e prefeito “remodelador” de Paris durante 17 anos, cuidando do planejamento da cidade, com a colaboração de arquitetos e engenheiros renomados na época. Haussmann planejou uma nova cidade, modificando e criando parques parisienses, além de mandar construir vários edifícios públicos contratando as maiores empreiteiras da Europa.
Referências:
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do Imperador: D. Pedro II, Um Monarca nos Trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

CALDEIRA, Jorge. Mauá: Empresário do Império. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.




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