sexta-feira, 20 de março de 2020

Igreja Adventista de Santo Amaro: Onde tudo começou na Zona Sul


Uma narrativa de cunho histórico do desenvolvimento de Santo Amaro em 1935


O trabalho adventista em Santo Amaro teve início em 1914, quando sobe a direção do Pastor J. Lipke[1], iniciou-se nesta cidade uma série de conferências públicas num pavilhão levantado no terreno situado à rua General Carneiro[2], e ora pertencente a viúva D. Sofia Lindau. Desse trabalho resultou que em 16 de maio de 1914, 26 pessoas se tornassem adeptas da Igreja Adventista do 7º Dia, neste mesmo ano constituindo-se a Igreja Organizada. Este núcleo de clientes tratou logo de edificar um pequeno templo que foi edificado na Rua Herculano de Freitas[3], nº 366, tendo como principais figuras nesta iniciativa os senhores Paulo, Libório e Carlos Klein.


O templo foi inaugurado em 1915. Assim com sacrifício da parte dos crentes e generosas contribuições dos amigos da causa, foi possível erigir esse momento da verdade. Até 1917, o Reverendo Lipke foi o pastor da Igreja, sendo depois substituído pelo senhor Germano Conrad. Seguiram na direção os senhores Libório Klein, pastores H.B. Westcott e Ennis V. Moore, e atualmente (1935) está à frente dos trabalhos o senhor Germano Ritter.


Em 1930 a Igreja assistiu a uma nova fase de progresso, reformando o edifício, e acrescentando um prédio escolar que foi inaugurado em janeiro de 1931. No dia 7 de fevereiro do mesmo ano, foi estabelecida a atual Escola Primária Adventista de Santo Amaro, que tem com professora e excelentíssima senhora Ottilia F. Silva. Esta escola possui sala higiênica, ambiente agradável e está bem equipada. A matrícula atual é de 31 alunos.

Tem a Igreja algumas organizações dignas de menção. A Escola Sabatina, que funciona cada sábado, às 9:30, estando matriculados 98 membros. Orienta-a cada ano uma pessoa eleita pela assembleia, e está na sua direção este ano o senhor Pedro A. Silva.

A Sociedade Auxiliadora das Senhoras Adventistas conta socias e é conduzida pela distinta senhora D. Rosa Z. Luz. Tem como alvo auxiliar aos pobres da Igreja, desenvolvendo e estimulando o progresso do templo.

A Sociedade dos Missionários Voluntários Jovens, tem por fim incentivar os ideais da mocidade na prática do bem, na boa leitura e na propaganda dos nobres e belos ensinamentos do nosso Salvador Jesus Cristo.

Na Igreja Adventista realizam-se cultos aos sábados. Às 9: 30ª Escola Sabatina; às 11 horas, pregação do Evangelho. Aos Domingos e quartas-feiras, ás 19:30, há pregação do Evangelho.

A  Igreja atualmente tem no seu rol de membros 72 irmãos, além de muitos outros que a ela estão congregados. A diretoria esta assiom organizada: Presidente e Ancião da Igreja, Germano Rifter; secretária, senhorita Alice Zorub; tesoureira, senhora D. Jeanette Hartman; Diáconos, os senhores G. E. Hartman, Olívia Doll, Fernado Luz, diretor da Escola Sabatina, senhor Pedro A. Silva; diretor dos Missionários Voluntários Jovens, senhor Leonidio de Araujo. Ocupa também o lugar de Pastor Honorário, o senhor John Lipke, fundador da Igreja.



Referência: Integra

CALDEIRA, João Netto. Álbum de Santo Amaro. São Paulo: Organização Cruzeiro do Sul. Bentivegna & Netto. p.128-129














Vide:

Escola Adventista e o Capão Redondo: 100 anos de convívio



[1] Johannes Rudolf Berthold Lipke
[2] Antiga rua General Carneiro, hoje Rua Gabriel Nettuzzi
[3] Antiga Rua Herculano de Freitas, hoje Rua Desembargador  Bandeira de Melo

Sem comentários:

Enviar um comentário