quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

ALFOnso MARtín EScudero=ALFOMARES

Alfomares é uma gleba de terra de mais de 60 mil metros quadrados, incrustada no Alto da Boa Vista, em Santo Amaro, São Paulo, e que pertenceu a Dom Alfonso Martín Escudero, cidadão de Espanha, nascido em 10 de junho de 1901. De família grande para ajudar seu pai que era telegrafista, bem cedo o rapaz Alfonso, pelas necessidades econômicas da época, foi trabalhar como representante de tecidos, até que depois de muito tempo e trabalho, adquirindo conhecimento no ramo têxtil, afirmou-se no ramo e participou de uma sociedade para atacado de tecidos em La Coruña. Desposou Lucia Lavandera Espina, falecida em 21 de julho de 1979, sendo que o casal não deixou descendentes diretos.

Resolveu Alfonso interromper seu lucrativo negócio na Espanha, de prospecção de minério da Minas de Hierro Alfomelo Sociedad Limitada, além de uma subsidiária de transporte de minério “Transporte de Minas”, e a participação na CUPA Piedras Sociedad Limitada, amealhou pelos negócios capital suficiente para “tentar a vida” na América. Empreende viagem rumo ao outro lado do Atlântico estabelecendo-se primeiramente em Cuba.
Com a transição política de Cuba convulsionada pelas condições sociais que culminou com a revolução para depor Fugêncio Batista, alterou seu percurso novamente, optando pelo Brasil, estabelecendo-se em São Paulo em 1955, reduto de imigração europeia onde já havia algumas indústrias espanholas que ampliavam seu campo de desenvolvimento e garantindo capitais fortalecidos fora de Espanha.
Para aplicar parte de seu capital adquiriu ações do Banco do Estado de São Paulo, que lhe deu ampla visão do modelo econômico e comercial aplicado no país, na transição politica de desenvolvimento onde as conturbações do período Getúlio Vargas estavam controladas, advindo para o governo JK visionário da expansão do país num plano de trabalho de fomentar o tardio desenvolvimento rumo ao progresso, assumindo construir 50 anos em 5, que proporcionava a quaisquer investidores subsídios para aplicação de capitais há lucros vultuosos. Nesta cena do mercado que exigia pujança e arrocho para investir, Alfonso, funda o Banco Alfomares, se tornando presidente do Conselho Administrativo Don Alfonso Martin Escudero, em São Paulo e que em 1968 que foi adquirido pelo BANESTADO do Paraná.
Alfonso Martín Escudero podia-se classificar como um Mecenas sempre pronto a colaborar com entidades de cunho filantrópico, tanto que em 1957 cria a fundação privada com aval do Ministério da Educação e Ciência da Espanha, pois sempre tinha admiração por aqueles que detinham conhecimento, talvez devido às condições adversas que ele havia passado e que não proporcionou recursos econômicos para aplicar em sua formação. Deste modo foi criado a “Fundação Alfonso Martín Escudero”, em Madrid, na Avenida do Brasil, classificada como benéfico-docente (Registro de Fundações nº MAD-1-2-105) para incentivo dos vários ramos científicos e ainda inserir o homem no campo de trabalho.
Falecido em 02 de março de 1990 seus bens passaram a integrar como propriedade da fundação , mas ocorreu inesperada situação que havia uma reclamante do referido espólio, por ser adotada legalmente, Blanca Antonia Martín Escudero, que residia na Espanha, país que não reconhecia direito sucessório em adoção simples, mas no Brasil sim, e o fato adoção ficou reconhecido o direito ao imóvel da Rua Fraternidade, no Alto da Boa Vista, em Santo Amaro
Eis a questão “mal resolvida” que se precisa resolver!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário