sexta-feira, 3 de abril de 2020

O “modus operandi” do Estado-Nação e seus recônditos porões


Quem manda e que desmanda no poder?

PODER POR TRÁS DO TRONO

O "poder por trás do trono " refere-se a uma pessoa ou grupo de pessoas que “informalmente” exerce o real poder no alto escalão, sobre o chefe de Estado. Na política, refere-se as interferências vindas de um parente, assessor, ou um subordinado que exerce influência direta nos assuntos de governo.

EMINÊNCIA PARDA

Essa pessoa que possui poder de interferir nas questões de Estado, sem ter participação por direito nas decisões do Estado é denominada “Eminência Parda”, ou seja, um articulador poderoso que decide e aconselha, operando "nos bastidores" influenciando quem deveria governar de fato. Pode estar próximo do chefe de Estado ou agindo nos bastidores.

FIGURA DE PROA

O Chefe de Estado quem tem o direito de governar de fato, é impedido por influências de uma máquina administrativa tornando-se um símbolo decorativo, uma “figura de proa”, que é aquela pessoa que tem “de jure”, que foi colocada no posto como Chefe de Estado "de acordo com a lei", "por direito", e "legalmente", um título importante de uma Nação, mas de facto, ou seja, as coisas que realmente são na realidade, é que ele exerce pouco poder de ação, as decisões partem de um sistema, uma máquina administrativa que comanda o modo de operação (modus operandi) da Nação.

Essa metáfora deriva das “carrancas” esculpida na proa de embarcações-imagem da wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário