domingo, 29 de março de 2020

100 anos da primeira montagem do automóvel no Brasil


A primeira fabricante de automóveis a montar automóveis no Brasil foi a empresa americana Ford Motor Company.
A Ford foi a primeira fabricante de automóveis a se estabelecer no Brasil. A diretoria da Ford Motor Company aprovou a criação da filial brasileira no dia 24 de abril de 1919, com o capital inicial de US$ 25.000.
Em 1º de maio, a empresa iniciou a montagem do Modelo T em um galpão na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo, com peças importadas, com 12 funcionários que montavam o Ford modelo T, conhecido por Ford Bigode. 
As peças vinham do Estados Unidos que comumente era conhecido CKD, Completely Knock-Down ou Complete Knock-Down.
Eram conjuntos de partes de automóveis geralmente fabricados pela matriz de origem ou pelo seu centro de produção para exportação e posterior montagem dos veículos nos países receptores destes kits, geralmente fábricas menores ou com produção reduzida.
Os kits visavam o ganho de escala das empresas, pois eram produzidos um maior número de peças neste mesmo centro de produção; obtendo benefício fiscal de importação, uma vez que os veículos eram montados no país de destino,(na época o Brasil) gerando empregos, ao contrário dos veículos importados já montados; menores custos na montadora de destino, já que são necessários pequenos investimentos para desenvolvimento de fornecedores locais.
Acelerador: o bigode
O acelerador ainda não era com o sistema de pedal, mas com uma alavanca junto ao volante, que formava par com outra, para ajustar o avanço de ignição. As duas alavancas, opostas, formavam a figura de um bigode. Quando se desejava obter potência para atingir velocidade se abaixavam as duas alavancas, ao mesmo tempo, e o motor atingia sua máxima potência. As alavancas abaixadas é que tinham, nessa posição, a semelhança de um bigode.

Deste modo o Ford Modelo T passou a ser chamado, no Brasil, de Ford Bigode. Quando o nome pegou, os modelos fabricados no Brasil passaram a mostrar no ornamento do capô a figura de um bigode.
(Erroneamente dizem que era por causa de seus para-choques curvos lembrando um bigode antigo, caso improvável, pois o veículo era desprovido de para-choques)



Sem comentários:

Enviar um comentário