quinta-feira, 6 de junho de 2019

Professor Afonso Adinolfi e os postes de iluminação do Teatro Municipal de São Paulo


Uma obra de arte nos postes da Light


Artista entalhando a obra

Afonso Adinolfi nasceu na cidade de São Cipriano Piacentino, na província de Salerno, ao sul da Itália, em 11 de junho de 1886. Veio com a família para o Brasil com 8 anos de idade, na qualidade de imigrante.

Formou-se professor no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e passou a lecionar no próprio Liceu, dando aulas de escultura em madeira e desenho, onde mais tarde tornou-se diretor técnico desse setor específico. Foi o responsável por modelar os postes frontais ao Teatro Municipal, em 1910, feitos em imbuía do Paraná para usar como molde para fundição das peças. Recebeu Menção de Honra na Exposição em Turim, Itália, em 1911.



Em 1921 o Professor Afonso Adinolfi afastou-se do Liceu e inaugurou em São Paulo a Fábrica Artística de Móveis Adinolfi. Mais tarde voltou a trabalhar no Liceu, elaborou projetos e fabricou móveis para decoração de residências em São Paulo. Há referência ao seu nome na Travessa Professor Afonso Adinolfi, Cambuci, oficializada pelo Decreto nº 32.707 de 01 de dezembro de 1992.

O acervo da Light and Power










Os postes do Teatro Municipal, pertenciam ao monopólio canadense “The São Paulo Tramway, Light and Power Co. Ltd.”  que detinha a geração de energia, distribuição elétrica e transporte coletivo dos bondes (tramway) à época, e por isso foi apelidada de “polvo canadense” por sua atuação exclusiva de seus tentáculos no setor elétrico. 

Esses modelos em madeira para confeccionar os postes, 
atualmente estão expostos na Fundação de Energia e Saneamento, Museu da Energia de São Paulo, situado á Rua Cleveland, nº 601, Campos Elíseos, São Paulo.


Referências:


Fundação de Energia e Saneamento, Museu da Energia de São Paulo- visita em 05-06-2019

Notas:

Todo o processo de coleta dessas informações estão expostos e disponíveis em fontes públicas e pesquisadas pela Lei de Acesso à Informação (Lei Nº 12.527/2011).

Aguardamos complemento sobre o autor da obra em questão.

Sem comentários:

Enviar um comentário