quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Praça Floriano Peixoto, Santo Amaro, São Paulo

Praça Floriano Peixoto, nome atual desde 1894! (CEP 04750-010)

Largo do Rosário; Largo Nossa Senhora do Rosário; Largo da Cadeia; Largo Municipal e finalmente Praça Floriano Peixoto foram os nomes da antiga Praça da Vila de Santo Amaro, que se tornou bairro de São Paulo a partir de 1935. Ela abrigou a Cadeia Pública; a Câmara Municipal; o coreto, remodelado na gestão do prefeito Isaías Branco de Araújo.

Em 1837, a Câmara Municipal aprova um imposto de quinhentos réis ao ano para a construção da cadeia, pois a mesma estava em um prédio alugado e em péssimas condições. Neste período o local era conhecido como o Largo da Cadeia.

Em 9 de julho de 1888, o Largo da Cadeia passa a chamar-se Largo Municipal, com a inauguração da sede do governo Municipal e Câmara da cidade de Santo Amaro, conhecido atualmente como Casa Amarela. Cinco anos após a Proclamação da República, no dia 26 de maio de 1894, o Largo Municipal passa a se chamar Praça Floriano Peixoto, em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto, segundo presidente da federação.




Em 1896 a Praça Floriano Peixoto como jardim público na gestão do Tenente Coronel Carlos da Silva Araújo, presidente da Câmara Municipal de Santo Amaro, ganha um ajardinamento aos moldes europeus. 

Mais tarde recebeu a obra de Julio Guerra, com uma "estela" de Paulo Eiró em um espelho de água e ao centro uma peça de bronze, denominada Iguatinga, obra esta que está exposta na Biblioteca Prestes Maia.

 





Sem comentários:

Enviar um comentário