UMA VIDA DE TRABALHO
Joaquim da Ressurreição, natural de Portugal veio para o Brasil com sua esposa, dona Maria Emília da Ressurreição, cheios de esperança, adquirindo um “pedaço de chão” do que fora espólio de Joaquim Pedro Celestino, dono de vasta área margeada pelo Ribeirão da Traição e Uberabinha.
Esse local ficou conhecido com “Chácara dos Leiteiros” situada na confluência das atuais Avenida Bandeirantes, do Ribeirão da Traição, e Vereador José Diniz, onde mais tarde tornou-se a "Parada Força", devido aos transformadores de energia da Light, e era parada de bondes que se destinavam para Santo Amaro.
O nome "Leiteiro" tornou-se referência pela criação de vacas leiteiras e pela distribuição de leite para a região da Vila Cordeiro, Campo Belo, Brooklin, Moema e adjacências.
No cruzamento das Ruas Jesuíno Maciel e Constantino de Souza situava-se a padaria Dom Pedro II, próximo do Bar do Breda, que os amigos batizaram de Treme-Treme, onde realizava-se as reuniões de jovens da "Associação Esportiva Piraquara", próximo às paradas Campo Belo e o Buraco do Peixe - Piraquara -, uma das agremiações mais respeitadas da várzea paulistana!
O futebol de várzea une pelas lembranças de gostar de futebol, ser bom de bola, não faltar, amar a camisa, ser educado, e pagar recibo para poder jogar, senão... dançava". Os irmãos Leiteiros fizeram parte desse futebol amador!
Muitos destes times ainda resistem e desafiam o tempo e estão em atividade na região. Além disso, formaram esquadras que representavam as indústrias, verdadeiras seleções, e que se denominava "laço", ou seja, requisitar os melhores de cada time que formavam os grandes times das empresas. Todas essas empresas, formaram a Liga LECI, (Liga Esportiva Comércio e Indústria) mas com o tempo, saíram da região e seus prédios foram demolidos para dar espaço aos investimentos imobiliários.
Os irmãos gêmeos conhecidos como Leiteiros I e II, José da Ressurreição, Leiteiro I, e Domingos da Ressurreição, Leiteiro II, jogadores do Santa Fé e Associação Esportiva Piraquara, marcaram época na região de Santo Amaro!
O PAPAI NOEL DOMINGOS OU LEITEIRO II
Os irmãos eram bem parecidos e por vezes confundidos um ao outro e ambos se transformaram tornando-se Papais Noéis!
Domingos da Ressurreição, Leiteiro II, era casado com a senhora Maria Conceição Ressurreição, e tiveram os filhos Alcione Emília da Ressurreição, que trabalhou com seu pai, sendo a Mamãe Noel e Rodrigo da Ressurreição, providenciava os roteiros das visitas familiares.
O Papai Noel Domingos, o Leiteiro II participou de vários programas de televisão, entre eles da Ana Maria Braga, Do Otávio Mesquita, programa da Olga Bongiovanni, Marcio Garcia, e foi matéria de revistas como a Veja que fez reportagem sobre os irmãos gêmeos, todos os programas que eles participaram nessa atividade, sendo sem sombra de dúvidas os únicos Papais Noéis gêmeos existentes no mundo!!!
Essa atividade consumia todo o tempo deste período de festas e o Leiteiro II, montou seu "book" de apresentação, sendo requisitado junto com seu irmão, cada qual em sua região de origem, com o Leiteiro II sempre presente do Distrito do Jardim São Luiz e em Santo Amaro!
Essa atividade duradoura por mais de 20 anos cessa agora, neste Natal de 2025, com toda a alegria que proporcionaram a muitas crianças nessa época natalina!
(prevista revisão, parte do exposto concedido por sua filha, Alcione)



.jpg)
.jpg)




Sem comentários:
Enviar um comentário