O Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de agosto, quando se definiu o termo para todos os saberes populares dos povos, transmitido por gerações pela tradição, até bem antes de 1846, quando William John Thoms criou o termo inglês “folklore”, unindo o termo “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber).
O significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.
As tradições são os costumes, comportamentos, crenças, lendas, música, doutrinas, práticas gerais que são transmitidas para pessoas de uma comunidade local, sendo que os elementos passam a fazer parte da cultura e relembrada em alguma data específica, com algum festa desse momento.
A palavra “festa” é originária do latim, “festus” do verbo “ferior” que se traduz por “descansar”, ligada “dies”, originando “dies festa”, com o sentido de dia de descansar do trabalho semanal, dia de festa.
As grandes festas históricas foram iniciadas no campo, na agricultura, geralmente no tempo das colheitas, vindas das dádivas dos céus, da chuva, do sol que rega e amadurece o fruto, portanto, festas de abundância e riqueza do alimento, motivo de alegria e ação de graças a Deus, pelas benesses da Terra, celebradas com banquetes e danças.
As tradições definem a identidade e pertencimento de um povo com as relações sociais locais, pela continuidade da troca de saberes, material ou imaterial!
Abaixo, imagens da etnografia de um saber...
As Romarias...única Tradição (permanente) de Santo Amaro/SP
Sem comentários:
Enviar um comentário