“VIVA NAPOLEÃO E DOM JOÃO”, ENREDO MERECEDORES DE UMA ESTÁTUA NO BRASILZÃO!!!
Hoje é o Dia da Mentira, primeiro de abril, há lugares que nem nesse dia pode-se mentir, mas no Brasil pode-se em todos os dias!
Fiquei pensando com meus dois neurônios, Tico e Teco o que seria do Brasil sem o Napoleão Bonaparte?
Havia uma música que tinha o título o “Samba do Criolo Doido”, que não tem nada a ver com discriminação de nada, e era uma sátira, confusão geral da história do Brasil, que acredito que o autor esqueceu de incluir Dom João 6º que ainda não era rei de Portugal, com sua mãe Maria 1ª a verdadeira rainha e o Napoleão Bonaparte que destruiu toda a estrutura absolutista da Europa, e ambos deveriam ser parte do enredo do samba! Quem sabe um dia irão colocá-los frente a frente em uma escola de samba.
Bem, mas isso é parte de outros tempos, outra realidade daqueles anos de 1807/1808 que o general francês, córsego, Napoleão, fez o Rei de Portugal arrumar às pressas a mala e fugir de Lisboa para o Brasil com sua comitiva administrativa de 15 mil pessoas, sendo escoltado por navios ingleses, aliás onde estava uma frota portuguesa nas colônias logo atrás vinha uma frota inglesa abocanhar o ‘tesouro” português...mas isso é outra história.
Napoleão e Junot, seu general, ficaram a “ver navios” (até hoje se usa a expressão, quando nada se consegue) com a frota saindo do Tejo e singrando para o Atlântico e fazendo do Brasil (1815) não mais Colônia, mas Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
Imagina o Brasil “boca de sertão” onde só se conhecia o litoral com medo de se embrenhar nas matas e de repente recebe um montão de gente que não são aventureiros de Portugal, mas uma organização administrativa com até uma biblioteca com mais de 60 000 livros! Aqui nem livro tinha e “male-male” se sabia ler algo os assinar nome! (hoje "meiorou um bucadinho", mas não muito)!!!
Além disso houve algumas necessidades de momento a assim se incentivou criar indústrias para fabricar qualquer coisa de uso diário, criou-se portos aos amigos, mas também vieram alguns inimigos, onde tem dinheiro (do Reino) tem gente, criou-se escolas, enfim era necessário viver com o mínimo das condições que havia no Reino, o Brasil virou em pouco mais de 10 anos, o próprio Reino, sendo a única Colônia em que um rei europeu veio visitar, viver e conviver.
Enquanto isso na Europa todos os países e seus reis juntaram-se para derrotar Napoleão, que aconteceu em 1815, mas o Rei de Portugal e do Brasil também, acho que gostou de ficar por aqui e não queria ir embora, mas os políticos de Portugal montaram o regime de um parlamento mandar em Portugal e exigiram a volta do Rei Dom João 6º e foi o que ele teve que fazer em 1821, deixando toda a estrutura feita para seu filho Dom Pedro, fazer a Independência do Brasil!!!
E assim termina nosso samba...Viva Dom João, Viva Napoleão, onde ajudaram muito o Brasil “sendo que um português enganou um francês e ambos enganados pelo inglês que levou o lucro de ambo$...mas "ambos os dois” mereciam uma...
GRANDE ESTÁTUA DA LIBERDADE NO BRASIL!!!
JK QUE NEM TINHA NASCIDO, ENTROU NO SAMBA E ESQUECERAM-SE DE NAPOLEÃO E DOM JOÃO:
Foi em Diamantina onde nasceu J.K
Que a princesa Leopoldina a resolveu se casar
Mas Chica da Silva tinha outros pretendentes
E obrigou a princesa a se casar com Tiradentes
Laiá, laiá, laiá, o bode que deu vou te contar
Laiá, laiá, laiá, o bode que deu vou te contar
Sem comentários:
Enviar um comentário