quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Dom Veremundo Tóth, Beneditino da Hungria: Presente para a Diocese Campo Limpo/SP

(Quem conheceu aprendeu muito!!!)


Dom Veremundo Tóth, monge beneditino e sacerdote, nasceu em Szakony, na Hungria, em 3 de julho de 1922, no mesmo ano em que a Fazenda Morumbi, hoje Paraisópolis, foi loteada tornando-se parte integrante de sua missão de evangelização. Dom Veremundo Tóth fez sua profissão de fé em 1944, e foi ordenado em 1948.


Dom Veremundo chegou ao Brasil em 1951 para trabalhar em São Paulo, primeiramente junto a colônia húngara, ao mesmo tempo em que exercia as funções de professor de latim e francês, além de orientador vocacional no recém-fundado Colégio Santo Américo, ainda nas instalações da Rua Imaculada Conceição, no bairro de Santa Cecília.

Em 1952, Dom Veremundo Tóth e Dom Valentim Simon em conjunto à comunidade de imigrantes húngaros fortaleceram o “Grupo dos Escoteiros Szondi György”. No final da década de 1960, o escotismo foi incorporado às atividades do Colégio Santo Américo, onde se desenvolveu com o incentivo e entusiasmo de Dom Aniano Úrdombi.

Dom Veremundo Tóth foi escolhido para ser Prior Conventual do Mosteiro do Morumbi de 1968 a 1981.


Em ato de Dom Agnelo Rossi criou-se a paróquia São Bento do Morumbi em 1969, sendo em 1970 inaugurada a Paróquia São Bento do Morumbi, assumindo a Capelania do Mosteiro São Bento (não confundir com a do centro de São Paulo) seu primeiro vigário,  Dom Veremundo Tóth. Sua construção teve início em 1971 e sua consagração deu-se em 1978.

Sua atuação foi marcante em Paraisópolis, São Paulo, onde teve seus primeiros contatos com a realidade da comunidade que estava se iniciando, consequência da intensa migração vinda principalmente do nordeste do Brasil e onde fundou, em 1965, as Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo.


Em 8 de junho de 1989, o Priorado recebeu o título Abacial, tendo como seu primeiro abade, D. Ernesto Linka, eleito em 09 de agosto, tendo recebido a Bênção Abacial em 11 de setembro. Criou-se Cela de São José, Itapecerica da Serra, em 6 de agosto de 1992, na Festa da Transfiguração do Senhor.

Dom Veremundo Tóth fundou ainda em 1990 o “Movimento Pax”. Necessitando dedicar-se com maior afinco como pároco da a Igreja de Nossa Senhora do Paraíso, em Paraisópolis, passou o encargo do movimento a Dom Geraldo González y Lima que assumiu os trabalhos no ano de 2005.

Dedicou-se também intensamente em deixar um legado através de seus livros, fontes de estudo da virtude cristã, e foram impressos pelas Edições Loyola, Editora Ave Maria, e outras, sempre preocupado com os ensinamentos a juventude, como os livros:

A Igreja nos Santifica Em Cristo - 7ª Série do 1° Grau; Enviados para o Mundo - 3ª Série do 2º Grau; Cristo Caminha Conosco na Igreja - 1ª Série do 2º Grau; Cristo Caminha Comigo na Igreja- 1ª série do 2º Grau; O Cristão no Mundo de Hoje; A Igreja nos Santifica em Cristo 7ª. Série do 1o. Grau; Seguir o Cristo; A Igreja nos Santifica Em Cristo; Enviado para o Mundo; A Boa Nova de Jesus Cristo; A Comunhão dos Santos a Tarefa do Leigo na Igreja; Louvores à Virgem Maria; Viver Com a Igreja; Jovens Fortes na Fé; Curso para Formação de Catequistas; Deus Prepara a Vinda de Seu Filho;A Boa Nova de Jesus Cristo;Um Grande Sinal dos Tempos. 

Instituto de Teologia Veremundo Tóth-CAMPO LIMPO,SP


Dom Veremundo Tóth foi coordenador e reitor do curso de teologia da Diocese de Campo Limpo, São Paulo, formada a partir de 1989, desmembrada da Arquidiocese de São Paulo, tendo como bispo Dom Emílio Pignoli. 

Deste embrionário curso criado em 1994 surgiram grandes colaboradores que exerceram atividades junto à igreja católica, seja na Diocese ou em suas paróquias de origem.

 Seu passamento terreno ocorreu em 6 de junho de 2005, deixando o legado de homem probo, independentemente de sua posição clerical.


Vide complemento dos beneditinos húngaros acessando o link:

Beneditinos da Hungria, a Vila Anastácio (Lapa) e o Morumbi, em São Paulo

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2015/10/beneditinos-da-hungria-vila-anastacio.html

Sem comentários:

Enviar um comentário