segunda-feira, 22 de agosto de 2022

A Santa do Morro: Fé Interrompida!

Nossa Senhora do Mirante da Cidade de Aparecida:
Fé Interrompida!!!
Uma vez em Aparecida, no interior de São Paulo, vi em um cume alto uma imagem, chamei-a de Santa do Morro e fui procurá-la.
Não sei dizer ao certo se era fé ou apenas curiosidade, mas fui caminhar para conhecer, afinal quem saberia dizer-me o que representava e porque alguém iria fazer algo em um morro tão elevado.
O trajeto era íngreme, um pedaço de rua em paralelepípedos e o resto terra batida. Fiquei imaginando porque alguém proporia fazer uma imagem em um lugar de tão difícil acesso e por quê?
Isso faz mais ou menos uma década, e lá chegando deparei-me com um lugar simples, havia um pequeno recanto, para manter o lugar, mas bem simples. Conversei com o atendente que havia ajudado na obra, que me disse haver a história do porquê que eu procurava.
Estava na entrada da escadaria em caracol que foi feita dentro da imagem que dava acesso ao topo da santa. Tirei uma foto, não muito nítida, mas que estava escrito expondo o motivo da construção e que deram o nome de Mirante da Santa:
“O Mirante da Santa foi construído por uma graça alcançada por Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em que Rosana Arantes de Moraes, proprietária do terreno sofreria de câncer nos ossos e nos seios.
Seu pai fez uma promessa a Senhora Aparecida, que se sua filha superasse o câncer ele construiria a maior imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, do mundo. Em 2002 ela foi curada. Em 2003, seu pai faleceu.
Rosana Arantes começou a juntar dinheiro para pagar a promessa feita pelo seu pai. No final de 2005 ela começou a obra.
No dia 19 de dezembro de 2006 a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi inaugurada com 17,6 metros de altura.
Por dentro da imagem há 43 degraus (escada em caracol) que se pode chegar até suas mãos postas onde a sensação é de estar sendo coberto pelo seu manto.
Em 24 de fevereiro de 2008 Rosana Arantes de Moraes enfartou e nos deixou”.
Fiquei sabendo que nessa construção da imagem iniciada no final de 2005, foi inaugurada no dia 19 de dezembro de 2006, onde foram gastos 375 sacos de cimento para moldar em concreto a obra 17,6 metros de comprimento.
Voltei ao local em um dia qualquer do tempo, para visitar a “Santa do Morro”!
Fiquei desolado, está tudo abandonado, senti que havia algo maior atrás disso! A escada estava bloqueada, muitas coisas dos devotos espalhados pelo chão e a pequena mercearia, onde podia-se conseguir um café, algo comestível, uma água, um banheiro, não existia mais só as paredes semidestruídas.
Escavaram e cortaram os canos de água e na caixa de energia elétrica só havia o suporte dos disjuntores e nada mais.
Parece ter havido uma imposição de outros interesses alheios que sentiu haver no local uma peregrinação que tendia a crescer e alguém pôs fim em tudo isso na Comunidade do Mirante...mas quem destruiria tamanha fé?
Só Deus sabe!!!
O ARTISTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA DO “MORRO”, DIGO, DO MIRANTE ABANDONADO
José Demétrio da Silva, foi profissional da arte, pesquisador, talentoso. Na infância pintava rostos de santos de barro que seu pai fazia e vendia com muito sucesso e devoção.
Toda a sua família se dedicava ao artesanato de santos, bichos, e personagens de história, sua avó materna fazia bonecas de pano com cabeça de madeira pintada, e a avó paterna dedicava-se a presépios, foi neste ambiente que nasceu José Demétrio. Saiu de sua cidade, Lagoinha, São Paulo, aos 14 anos, com destino a Taubaté e ainda jovem trabalhou como servente de pedreiro, neste período aprendeu a armar as estruturas de concreto que sustentam hoje seus grandes monumentos.
Em 1961 foi recomendado por Candido Portinari para uma bolsa de estudos no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Fundou a Exposição de artes da Praça da República na capital, junto com o pessoal do Liceu de Artes e foi professor da Escola de Música e Belas Artes de Taubaté.
Suas obras estão espalhadas pelo Vale do Paraíba, dentre elas figuram: “Cristo Salvador”, com 11 metros de altura em Cunha, “O Ícaro”, com 7 metros de altura, na Escola Técnica de Aeronáutica, “As Três Garças Brancas”, o símbolo de Guaratinguetá, o monumento “Libertação dos Escravos”, em Redenção da Serra, “Tributo aos Imigrantes Italianos”, em Quiririm, o templo da “Ordem Rosa cruz” e o monumento ao compositor “José Maria de Abreu” em Jacareí, “Monumento ao Romeiro”, no pátio do Santuário Nacional de Aparecida, “Bandeirante”, em Taubaté, “O Caiçara”, em Ubatuba e......
....a imagem de “Nossa Senhora Aparecida”, com 17,6 metros de altura, localizada no mirante o ponto mais alto da cidade de Aparecida.
Seus trabalhos se encontram expostos no Brasil e no exterior (Alemanha, França, Inglaterra, Estados Unidos) em galerias e coleções particulares.
Teve seu passamento no ano de 2011, deixando grande legado artístico em grandes obras.
NOVA IMAGEM PARA A VELHA FÉ DO PEREGRINO
Agora anunciaram uma nova imagem que “paira como em nuvens” em outro lugar, uma bonita, de aço inox, soldada com afinco, inaugurada nesses dias de outubro de 2023, a fé do Alto do Morro, do pai de Rosana...e a nossa, mudou de Morro!!!



Ref.:

Comunidade Mirante da Santa Aparecida: www.mirantedasantaparecida.bloçspot.com





Última revisão:15/10/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário