segunda-feira, 13 de setembro de 2021

O Brasil salvou a economia dos derrotados europeus da Segunda Guerra Mundial?

 Nossa "revolução industrial tardia"!!!

 Essa história começa com a quebra da Bolsa de Nova York em 1929 e dizia-se que o Brasil não tinha sentido o impacto deste momento porque era um país exclusivamente agrícola e se mantinha através de pequenos produtores na alimentação da população e o grande escoamento era feito por carroças e depois por ferrovias até o porto de Santos e abastecia países estrangeiros com café que tinha como seu maior “atravessador” os britânicos que controlava a bolsa de café em toda a Europa.

 Nossos avós, pais, tios, enfim toda a família vivia do "cabo da enxada" e comiam daquilo que plantavam e colhiam. Proteína animal eram as galinhas que tinham parado de botar e carne de porco. E assim corria a vida sem gasolina ou óleo diesel e tudo era transportado no lombo dos burros e carroças.

 De repente estourou a 2ª guerra e então o presidente do Brasil Getúlio Vargas queria ter uma siderurgia para fazer aço e quase “bandeia” pro lado dos alemães. Os americanos então fizeram a Companhia Siderúrgica Nacional e o Brasil aliou-se em 1942, mandando soldados para guerrear na Itália.

 Os americanos juntaram-se aos ingleses, franceses e russos e derrotaram a Alemanha, Japão e Itália, justamente locais de onde tinham vindo o maior número de imigrantes para o Brasil.

 A Europa precisava ser recuperada dos estragos da guerra e o governo americano inventou o Plano Marshall de recuperação da economia europeia.

Quem precisava da tecnologia que existia então? A América Latina e um país que tinha se colocado ao lado dos aliados, o Brasil que foi escolhido para recuperar os estragos ocorridos na Europa arrasada.

Com a derrubada do governo brasileiro em 1954, entrou a era de Juscelino Kubitschek

 que queria a construção de uma nova capital, Brasília, e pretendia fazer o Brasil ser construído em 5 anos o que levaria 50 para ser feito.

Os alemães ofereceram ajuda e construíram a Mercedes Benz e a Volkswagen no Brasil. Em 1956 foi fabricado o primeiro veículo genuinamente com peças fabricadas no Brasil, não foi um automóvel, foi um caminhão Mercedes Benz, registrado como L-312-Torpedo.

Precisava as estradas para caminhões andarem e para construir Brasília. Então aos poucos destruíram as ferrovias e hoje somos ligados por estradas asfaltadas e veículos automotores e neles estão os caminhões que transportam todas as cargas do Brasil.

 

A Alemanha, o Japão e a Itália se recuperaram tornando-se países ricos e o Brasil...ora o Brasil, celeiro do mundo...juntamente com outros países, são fornecedores de matérias primas aos países detentores de tecnologia de ponta, ávidos por riquezas de suas "colônias" fornecedoras atuais...

O primeiro bloco do motor do caminhão L-312, Torpedo, foi fundido e 1955 na Sociedade Técnica de Fundições Gerais S/A, na Vila Anastácio, Lapa.

 

Veja parte dessa história em:

 

SOFUNGE - Sociedade Técnica de Fundições Gerais S/A: Uma indústria pioneira na Vila Anastácio, Lapa

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2015/05/sofunge-sociedade-tecnica-de-fundicoes.html

Sem comentários:

Enviar um comentário