Nossa "revolução industrial tardia"!!!
Essa história começa com a quebra da Bolsa de Nova York em 1929 e dizia-se que o Brasil não tinha sentido o impacto deste momento porque era um país exclusivamente agrícola e se mantinha através de pequenos produtores na alimentação da população e o grande escoamento era feito por carroças e depois por ferrovias até o porto de Santos e abastecia países estrangeiros com café que tinha como seu maior “atravessador” os britânicos que controlava a bolsa de café em toda a Europa.
Nossos avós, pais, tios, enfim toda a família vivia do "cabo da enxada" e comiam daquilo que plantavam e colhiam. Proteína animal eram as galinhas que tinham parado de botar e carne de porco. E assim corria a vida sem gasolina ou óleo diesel e tudo era transportado no lombo dos burros e carroças.
De repente estourou a 2ª guerra e então o presidente do Brasil Getúlio Vargas queria ter uma siderurgia para fazer aço e quase “bandeia” pro lado dos alemães. Os americanos então fizeram a Companhia Siderúrgica Nacional e o Brasil aliou-se em 1942, mandando soldados para guerrear na Itália.
Os americanos juntaram-se aos ingleses, franceses e russos e derrotaram a Alemanha, Japão e Itália, justamente locais de onde tinham vindo o maior número de imigrantes para o Brasil.
A Europa precisava ser recuperada dos estragos da guerra e o governo americano inventou o Plano Marshall de recuperação da economia europeia.
Quem precisava da
tecnologia que existia então? A América Latina e um país que tinha se colocado
ao lado dos aliados, o Brasil que foi escolhido para recuperar os estragos
ocorridos na Europa arrasada.
Com a derrubada do governo brasileiro em 1954,
entrou a era de Juscelino Kubitschek
que queria a construção de uma nova capital,
Brasília, e pretendia fazer o Brasil ser construído em 5 anos o que levaria 50
para ser feito.
Os alemães
ofereceram ajuda e construíram a Mercedes Benz e a Volkswagen no Brasil. Em
1956 foi fabricado o primeiro veículo genuinamente com peças fabricadas no
Brasil, não foi um automóvel, foi um caminhão Mercedes Benz, registrado como
L-312-Torpedo.
A Alemanha, o Japão
e a Itália se recuperaram tornando-se países ricos e o Brasil...ora o Brasil, celeiro do
mundo...juntamente com outros países, são fornecedores de matérias primas aos
países detentores de tecnologia de ponta, ávidos por riquezas de suas "colônias" fornecedoras atuais...
O primeiro bloco do motor do caminhão L-312, Torpedo, foi fundido e 1955 na Sociedade Técnica de Fundições Gerais S/A, na Vila Anastácio, Lapa.
Veja
parte dessa história em:
SOFUNGE - Sociedade
Técnica de Fundições Gerais S/A: Uma indústria pioneira na Vila Anastácio, Lapa
Sem comentários:
Enviar um comentário