terça-feira, 6 de julho de 2021

O AVIÃO ANFÍBIO SEABEE E SEU MOTOR FRANKLIN: REPUBLIC AVIATION CORPORATION (03)

O PROTÓTIPO REPUBLIC THUNDERBOLT AMPHIBIAN (RC-1)


Em 3 de dezembro de 1944, a empresa Republic Aviation Corporation revelou seus planos para um novo avião anfíbio[1] do pós-guerra.

 Para dar aos aviadores do pós-guerra um avião que incorporaria o benefício da experiência e habilidade de engenharia e design planeja a produção de um avião terrestre e aquático para uso civil.

O monoplano de asa alta, totalmente construído em metal, exceto que as superfícies de controle móveis são cobertas por tecido. Uma grande cabine confortável oferece acomodações para quatro passageiros.

A asa cantilever[2] completa com flutuadores de asa apoiados por uma única haste, casco ou flutuador cientificamente projetado que permite fácil pouso ou decolagem na água, exigindo apenas 45 centimetros de calado totalmente carregado. As rodas são retráteis. Os flaps com fenda operados a vácuo garantem pousos seguros a 80 quilômetros por hora (50 milhas por hora) 

O Thunderbolt Amphibian é alimentado por um único motor de seis cilindros opostos horizontalmente, 175 h.p. motor. A localização do motor e da hélice na parte de trás da cabine é um recurso notável que garante maior segurança no pouso e atracação, protegendo toda a estrutura possuindo boa visão frontal. A cauda tipo clipper oferece resistência e design aerodinâmico fino.

Em 22 de novembro de 1945, o protótipo RC-3 (NX87451) saiu da linha de montagem na fábrica da Republic em Farmingdale, Nova York e em 1 de dezembro fez seu primeiro vôo em Farmingdale com Spence pilotando.

Em março de 1946, a primeira produção RC-3 Seabee foi concluída (NC87457, anteriormente NX87457, e em 25 de julho de 1946 o primeiro Seabee (NC87463) foi entregue na fábrica da Republic para JG (Tex) Rankin Aviation Industries of Tulare, California.

Spence designer do Seabee pinta a cauda de Seabee  NC87457 (ex NX87457) para comemorar a certificação CAA (Autorização de Aviação Civil) do Seabee. 21 de julho de 1946

O novo avião anfíbio pessoal ou familiar de quatro lugares, era todo em metal, com excepcional espaço, robustez e ampla gama de utilidades práticas para negócios ou lazer. Tem uma alta velocidade de 120 milhas por hora e uma velocidade de cruzeiro de 103 milhas por hora, com um alcance de 560 milhas com 75 galões de combustível.

Alimentado por um motor Franklin Aircooled de 215 cavalos de potência, o Seabee transporta quatro adultos e bagagem com conforto e opera com a mesma facilidade tanto em terra quanto na água. O equipamento padrão inclui rádio bidirecional, partida elétrica, flaps operados hidraulicamente, controles de roda dupla, trem de pouso retrátil, componente completo do CA. instrumentos básicos de voo e motor, e possui portas baixas e largas em ambos os lados e uma porta de nariz espaçosa na proa para pesca, ancoragem ou atracação. O motor montado na retaguarda e a hélice do tipo empurrador acentuam a visibilidade excepcional. Decola a 800 pés da terra e 1.000 pés da água; aterrissagem de 400 pés na terra e 700 pés na água.

ESPECIFICAÇÕES (Dados de Jane's all the World Aircraft 1947)

Características gerais

• Tripulação: 1

• Capacidade: 3 passageiros (pax)

• Comprimento: 27 pés 11 pol (8,5 m)

• Envergadura: 37 pés 8 pol. (11,47 m)

• Altura: 9 pés 7 pol. (2,91 m)

• Área da ala: 196 pés quadrados (18,2 m2)

• Proporção: 7,23

• Peso vazio: 1.950 lb (885 kg)

• Peso bruto: 3.000 lb (1.361 kg)

• Capacidade de combustível: 75 US gal (62 imp gal; 280 l) de combustível; 3 US gal (2,5 imp gal; 11 l) de óleo

• Central de força: 1 × Franklin 6AS-215-BSF 6-cil. motor de pistão refrigerado a ar horizontalmente oposto, 215 hp (160 kW) a 2.500 pés (760 m)

• Hélices: hélice de madeira de passo ajustável Aeromaster de 2 pás, 7 pés (2,1 m) de diâmetro (hélice de madeira de passo reversível Hartzell opcional)

Desempenho

• Velocidade máxima: 120 mph (190 km / h, 100 kn)

• Velocidade de cruzeiro: 103 mph (166 km / h, 90 kn), 75% da potência

• Velocidade de pouso: 58 mph (50 kn; 93 km / h)

• Alcance: 560 mi (900 km, 490 nm)

• Teto de serviço: 12.000 pés (3.700 m)

• Taxa de subida: 700 pés / min (3,6 m / s)

• Carregamento de asa: 15,3 lb / pés quadrados (75 kg / m2)

• Potência / massa: 14,2 lb / hp (8,623 kg / kW)

• Corrida de decolagem (terra): 267 jardas (244 m)

• Corrida de decolagem (água): 333 jardas (304 m)

• Tempo de decolagem (água): 25 segundos

• Pista de pouso (água): 122 jardas (112 m)

• Corrida de desembarque (água): 233 jardas (213 m)

OS MOTORES FRANKLIN

A empresa HH Franklin Manufacturing começou em 1893 na cidade de Syracuse, NY, nos Estados Unidos, formada por uma dupla de “Herberts”, o Herbert Franklin e o Herbert Underwood, este último no papel de inventor e professor pardal da Empresa.

Em 1898 tornaram-se os pioneiros na construção de motores refrigerados a ar ao desenvolverem um protótipo que, além de usar este sistema de refrigeração, introduzia novos e interessantes conceitos de engenharia na construção de motores à explosão, inclusive o conceito de válvulas na cabeça (overhead valves).

Em 1905 introduziram o primeiro motor de 6 cilindros no mundo e o fato de ser refrigerado a ar que lhe dava grande vantagem competitiva, pois podia circular em qualquer época do ano, ao contrário dos motores refrigerados à água, que tinham problema de rodar inverno, pois à época ainda não existia o anti-freezer ( o dietileno glicol, mais tarde desenvolvido pela Du Pont). 

DESENHO DO MOTOR FRANKILIN EM CORTE LONGITUDINAL 


Entre outras inovações introduzidas pela Franklin vale a pena mencionar o avanço automático de centelha (1907), as câmaras de combustão hemisféricas(1908), circulação forçada do sistema de lubrificação(1912) e o aquecimento da admissão usando o calor da descarga(1913). Ainda em 1913 criaram o primeiro automóvel usando uma carroceria “fechada” (usando metal nas laterais e teto).

Em 1937 dois antigos Engenheiros da Franklin, que haviam formado sua própria empresa, a Doman-Marks Engines, compraram os ativos da Franklin e reiniciaram as atividades ligadas aos motores refrigerados a ar sob uma nova denominação social, a “Air-Cooled Motors Corporation”.

A marca “Franklin” foi conservada por razões de marketing. Em 1938 foi lançado seu primeiro 4 cilindros opostos e em 1940 surgiu o primeiro 6 cilindros moderno, de construção modular (usando os mesmos cilindros), conceito adotado posteriormente pela Continental e Lycoming.

Até 1945 haviam conseguido a homologação de 18 modelos diferentes de motor. 

A Air Cooled manteve um nível saudável de atividades durante a segunda guerra, já que seus motores equipavam, junto com a Continental, a quase totalidade aviões de pequeno porte da época que usavam motores com potência na faixa de 65-90 HP. 

Em 27 de dezembro de 1945, a Republic Aviation comprou a Aircooled Motors, fabricantes do motor Franklin, para fornecer e construir motores para o RC-3 Seabee.

Por volta de 1945 a Republic Aviation, que havia produzido o P-47 Thunderbolt durante a guerra, e preocupada em se diversificar nos novos tempos do pós guerra, resolveu produzir o “Seabee”, desenvolvido inicialmente como um anfíbio de 2 lugares pelo Eng. Percival Spencer. Achando que haveria um grande mercado para o seu Seabee ampliou-o para 4 lugares, decidindo comprar e incorporar a Air Cooled em 1945. Mas o Seabee não teve grande procura e em 1947, após construir 1.060 unidades sua produção foi suspensa.

Na medida em que este mercado de motores foi sendo tomado pelas turbinas a operação da Air Cooled foi perdendo rentabilidade e, em 1961, já bem descapitalizada, foi arrematada em leilão pela “Aero Industries”, um grupo novo que havia adquirido também a marca “Waco” e tinha planos ambiciosos de crescimento. 

Uma nova linha de motores foi desenvolvida e a fabricação dos Franklins continuou até 1974 quando, novamente, problemas financeiros forçaram o fechamento da operação.

O grupo brasileiro Audi comprou os ativos de fabricação dos Franklins, talvez pensando inicialmente em fabricá-los no Brasil, mas acabou repassando-os, em 1975, para o grupo Polonês WSK-PZL.

Em 2002 a United Technologies, controladora da Pratt Whitney resolveu comprar a PZL ,mas os motores à explosão não foi mais produzidos e o fechamento da operação Franklin foi uma decorrência naturalsendo seus últimos modelos o O-235, de 125 HP, e o 0-350, 6 cilindros, 220 HP.



[1] Uma aeronave anfíbia é uma aeronave que pode decolar e pousar em terra e na água. Aeronaves anfíbias de asa fixa são hidroaviões (barcos voadores e hidroaviões) que são equipados com rodas retráteis, às custas de peso e complexidade extras, além de alcance reduzido e economia de combustível em comparação com aviões projetados apenas para terra ou água. Alguns anfíbios estão equipados com quilhas reforçadas que funcionam como esquis, permitindo-lhes aterrar na neve ou no gelo com as rodas levantadas.

[2] Cantilever são asas construídas sem nenhum escoramento externo, suportadas internamente por membros estruturais auxiliados pelo revestimento da aeronave.(https://hangarmma.com.br/blog/partes-estruturais-de-uma-asa-de-aviao/  )

 

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