O PROTÓTIPO REPUBLIC THUNDERBOLT AMPHIBIAN (RC-1)
Em 3 de dezembro de 1944, a empresa Republic
Aviation Corporation revelou seus planos para um novo avião anfíbio
do pós-guerra.
Para dar aos aviadores do pós-guerra um avião que
incorporaria o benefício da experiência e habilidade de engenharia e design
planeja a produção de um avião terrestre e aquático para uso civil.
O monoplano de asa alta, totalmente construído em
metal, exceto que as superfícies de controle móveis são cobertas por tecido.
Uma grande cabine confortável oferece acomodações para quatro passageiros.
A asa cantilever
completa com flutuadores de asa apoiados por uma única haste, casco ou
flutuador cientificamente projetado que permite fácil pouso ou decolagem na
água, exigindo apenas 45 centimetros de calado totalmente carregado. As rodas
são retráteis. Os flaps com fenda operados a vácuo garantem pousos seguros a 80
quilômetros por hora (50 milhas por hora)
O Thunderbolt Amphibian é alimentado por um único
motor de seis cilindros opostos horizontalmente, 175 h.p. motor. A localização
do motor e da hélice na parte de trás da cabine é um recurso notável que
garante maior segurança no pouso e atracação, protegendo toda a estrutura
possuindo boa visão frontal. A cauda tipo clipper oferece resistência e design aerodinâmico
fino.
Em 22 de novembro de 1945, o protótipo RC-3
(NX87451) saiu da linha de montagem na fábrica da Republic em Farmingdale, Nova
York e em 1 de dezembro fez seu primeiro vôo em Farmingdale com Spence
pilotando.
Em março de 1946, a primeira produção RC-3 Seabee
foi concluída (NC87457, anteriormente NX87457, e em 25 de julho de 1946 o
primeiro Seabee (NC87463) foi entregue na fábrica da Republic
para JG (Tex) Rankin Aviation Industries of Tulare, California.
Spence designer do Seabee pinta a cauda de Seabee NC87457 (ex NX87457) para comemorar a certificação CAA (Autorização de Aviação Civil) do Seabee. 21 de julho de 1946
O novo avião anfíbio pessoal ou familiar de quatro
lugares, era todo em metal, com excepcional espaço, robustez e ampla gama de
utilidades práticas para negócios ou lazer. Tem uma alta velocidade de 120
milhas por hora e uma velocidade de cruzeiro de 103 milhas por hora, com um
alcance de 560 milhas com 75 galões de combustível.
Alimentado por um motor Franklin Aircooled de 215
cavalos de potência, o Seabee transporta quatro adultos e bagagem com conforto
e opera com a mesma facilidade tanto em terra quanto na água. O equipamento padrão inclui rádio bidirecional,
partida elétrica, flaps operados hidraulicamente, controles de roda dupla, trem
de pouso retrátil, componente completo do CA. instrumentos básicos de voo e
motor, e possui portas baixas e largas em ambos os lados e uma porta de nariz
espaçosa na proa para pesca, ancoragem ou atracação. O motor montado na
retaguarda e a hélice do tipo empurrador acentuam a visibilidade excepcional.
Decola a 800 pés da terra e 1.000 pés da água; aterrissagem de 400 pés na terra
e 700 pés na água.
ESPECIFICAÇÕES (Dados de Jane's all the World Aircraft 1947)
Características gerais
• Tripulação: 1
• Capacidade: 3 passageiros (pax)
• Comprimento: 27 pés 11 pol (8,5 m)
• Envergadura: 37 pés 8 pol. (11,47 m)
• Altura: 9 pés 7 pol. (2,91 m)
• Área da ala: 196 pés quadrados (18,2 m2)
• Proporção: 7,23
• Peso vazio: 1.950 lb (885 kg)
• Peso bruto: 3.000 lb (1.361 kg)
• Capacidade de combustível: 75 US gal (62 imp gal;
280 l) de combustível; 3 US gal (2,5 imp gal; 11 l) de óleo
• Central de força: 1 × Franklin 6AS-215-BSF 6-cil.
motor de pistão refrigerado a ar horizontalmente oposto, 215 hp (160 kW) a
2.500 pés (760 m)
• Hélices: hélice de madeira de passo ajustável
Aeromaster de 2 pás, 7 pés (2,1 m) de diâmetro (hélice de madeira de passo
reversível Hartzell opcional)
Desempenho
• Velocidade máxima: 120 mph (190 km / h, 100 kn)
• Velocidade de cruzeiro: 103 mph (166 km / h, 90
kn), 75% da potência
• Velocidade de pouso: 58 mph (50 kn; 93 km / h)
• Alcance: 560 mi (900 km, 490 nm)
• Teto de serviço: 12.000 pés (3.700 m)
• Taxa de subida: 700 pés / min (3,6 m / s)
• Carregamento de asa: 15,3 lb / pés quadrados (75
kg / m2)
• Potência / massa: 14,2 lb / hp (8,623 kg / kW)
• Corrida de decolagem (terra): 267 jardas (244 m)
• Corrida de decolagem (água): 333 jardas (304 m)
• Tempo de decolagem (água): 25 segundos
• Pista de pouso (água): 122 jardas (112 m)
• Corrida de desembarque (água): 233 jardas (213 m)
OS MOTORES FRANKLIN
A empresa HH Franklin Manufacturing começou em 1893
na cidade de Syracuse, NY, nos Estados Unidos, formada por uma dupla de
“Herberts”, o Herbert Franklin e o Herbert Underwood, este último no papel de
inventor e professor pardal da Empresa.
Em 1898 tornaram-se os pioneiros na construção de
motores refrigerados a ar ao desenvolverem um protótipo que, além de usar este
sistema de refrigeração, introduzia novos e interessantes conceitos de
engenharia na construção de motores à explosão, inclusive o conceito de
válvulas na cabeça (overhead valves).
Em 1905 introduziram o primeiro motor de 6
cilindros no mundo e o fato de ser refrigerado a ar que lhe dava grande
vantagem competitiva, pois podia circular em qualquer época do ano, ao
contrário dos motores refrigerados à água, que tinham problema de rodar inverno,
pois à época ainda não existia o anti-freezer ( o dietileno glicol, mais tarde
desenvolvido pela Du Pont).
DESENHO DO MOTOR FRANKILIN EM CORTE LONGITUDINAL
Entre outras inovações introduzidas pela Franklin
vale a pena mencionar o avanço automático de centelha (1907), as câmaras de
combustão hemisféricas(1908), circulação forçada do sistema de
lubrificação(1912) e o aquecimento da admissão usando o calor da
descarga(1913). Ainda em 1913 criaram o primeiro automóvel usando uma
carroceria “fechada” (usando metal nas laterais e teto).
Em 1937 dois antigos Engenheiros da Franklin, que
haviam formado sua própria empresa, a Doman-Marks Engines, compraram os ativos
da Franklin e reiniciaram as atividades ligadas aos motores refrigerados a ar
sob uma nova denominação social, a “Air-Cooled Motors Corporation”.
A marca “Franklin” foi conservada por razões de
marketing. Em 1938 foi lançado seu primeiro 4 cilindros opostos e em 1940
surgiu o primeiro 6 cilindros moderno, de construção modular (usando os mesmos
cilindros), conceito adotado posteriormente pela Continental e Lycoming.
Até 1945 haviam conseguido a homologação de 18
modelos diferentes de motor.
A Air Cooled manteve um nível saudável de
atividades durante a segunda guerra, já que seus motores equipavam, junto com a
Continental, a quase totalidade aviões de pequeno porte da época que usavam
motores com potência na faixa de 65-90 HP.
Em 27 de dezembro de 1945, a Republic Aviation
comprou a Aircooled Motors, fabricantes do motor Franklin, para fornecer e
construir motores para o RC-3 Seabee.
Por volta de 1945 a Republic Aviation, que havia
produzido o P-47 Thunderbolt durante a guerra, e preocupada em se diversificar
nos novos tempos do pós guerra, resolveu produzir o “Seabee”, desenvolvido
inicialmente como um anfíbio de 2 lugares pelo Eng. Percival Spencer. Achando
que haveria um grande mercado para o seu Seabee ampliou-o para 4 lugares, decidindo
comprar e incorporar a Air Cooled em 1945. Mas o Seabee não teve grande procura
e em 1947, após construir 1.060 unidades sua produção foi suspensa.
Na medida em que este mercado de motores foi sendo
tomado pelas turbinas a operação da Air Cooled foi perdendo rentabilidade e, em
1961, já bem descapitalizada, foi arrematada em leilão pela “Aero Industries”,
um grupo novo que havia adquirido também a marca “Waco” e tinha planos
ambiciosos de crescimento.
Uma nova linha de motores foi desenvolvida e a
fabricação dos Franklins continuou até 1974 quando, novamente, problemas
financeiros forçaram o fechamento da operação.
O grupo brasileiro Audi comprou os ativos de
fabricação dos Franklins, talvez pensando inicialmente em fabricá-los no
Brasil, mas acabou repassando-os, em 1975, para o grupo Polonês WSK-PZL.
Em 2002 a United Technologies, controladora da
Pratt Whitney resolveu comprar a PZL ,mas os motores à explosão não foi mais produzidos
e o fechamento da operação Franklin foi uma decorrência naturalsendo seus
últimos modelos o O-235, de 125 HP, e o 0-350, 6 cilindros, 220 HP.