quinta-feira, 9 de julho de 2020

O TREM DA VILA DE SANTO AMARO: A Companhia Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro


A ferrovia da Vila de Santo Amaro
O primeiro projeto de transportes de passageiros e cargas de Santo Amaro coube ao Tenente Coronel Paulo Delfino da Fonseca, que recebeu a concessão para construção em 1873. Obteve autorização do Governo Provincial, pelo espaço de 70 anos, para construir, uma linha férrea. mas o projeto não vingou, por falta de recursos.
O empreendedor da empreitada
Georg Albrecht Hermann Kuhlmann nasceu em Bremenhaven, Alemanha, em 31 de julho de 1845. Vindo ao Brasil por incentivo do Império naturalizou-se brasileiro, formando-se engenheiro na Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Trabalhou para o império em 1877 no planejamento urbano da Vila de São Bernardo. Em 1879 mudou-se para São Paulo, onde de 1883 a 1886 construiu a primeira estrada de ferro paulistana, ligando São Paulo a Vila de Santo Amaro, inaugurada em 14 de março de 1886, com 19,1 quilômetros, presumivelmente indo do Largo 13 de Maio, embora contestem que os mesmos paravam (para cargas) na Praça Santa Cruz, em Santo Amaro até a Liberdade usando locomotivas a vapor da empresa, os “Tramlok Krauss” importados da Alemanha.
Essas locomotivas Krauss, conhecidas também como Kastenloks, iniciaram a Companhia Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro, usada para suprir a capital com produtos agrícolas e carvão vegetal.
Santo Amaro possuía empreendimentos assumidos pelo empresariado local, muito antes do desenvolvimento industrial da segunda metade do século XX, ampliava a rede de fornecimento para São Paulo, que era abastecida com carvão para movimentar equipamentos industriais de máquinas a vapor da Capital.
Alberto Kuhlmann observando todo esse potencial resolveu construir a primeira linha férrea unindo São Paulo a Santo Amaro, até então um município (1832-1935) com locomotivas Krauss, BN2. Assumiu o compromisso, em 1883 depositou caução de 5:000$000, para construir a Cia. Carris de Ferro de Santo Amaro na assinatura de garantias do contrato, com participação de recursos privados de investidores locais na ordem de 300.000 réis, sem intermediários, pois a ferrovia atrairia maiores dividendos para a região.
Esses trens a vapor ligavam o Largo 13 de Maio, em Santo Amaro à Liberdade, próximo ao Vale do Itororó no antigo matadouro de São Paulo (próximo a atual Rua Humaitá). Na Vila Clementino, na região da Vila Mariana, implantou-se um novo matadouro idealizado também por Alberto Kuhlmann, o mesmo engenheiro que tinha o monopólio de controle sobre a linha da “Companhia Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro”. Os trens a vapor Krauss, iniciou oficialmente suas atividades em 14 de março de 1886, com a presença do Conselheiro João Alfredo, presidente da Província de São Paulo.
A Cia. Carris de Ferro de Santo Amaro de 1886 a 1900, foi adquirida pela The São Paulo Tramway Light and Power Co. Ltd. pelo preço de 155:000$000, sendo a escritura lavrada em definitivo em dezembro de 1902, em liquidação de seus bens foi arrematado em leilão pela The São Paulo Tramway Light and Power, que continuou explorando-a até 1913, quando a substituiu pelo bonde.
Até 1910, esta linha circulou entre a Liberdade e Santo Amaro em seus 19 quilômetros de extensão, tendo significativa importância para a região, pois transportava a produção agrícola de Santo Amaro para abastecimento da cidade de São Paulo, além dos sitiantes “botinas amarelas”. A Light and Power, empresa canadense sediada em Toronto, com acionistas ingleses e norte-americanos, implantava o sistema eletrificado das linhas de bonde em São Paulo, com a criação da The São Paulo Tramway, Light & Power Co. Ltd. em 1899 para iniciar barragens e sistemas de energia elétrica em São Paulo. A primeiro Hidrelétrica de São Paulo foi a Usina de Parnaíba, Rio Tietê inaugurada em 23 de setembro de 1901 (depois denominada Usina Hidrelétrica Edgard de Souza ou Barragem Edgard de Souza).
Kuhlmann na República do Brasil foi contratado como engenheiro construtor da Sociedade Paulistana de Bondes de 1890-1892.
Em 1891 foi eleito deputado estadual pelo PRP e participou da primeira Assembleia Constituinte Paulista na elaboração da Constituição do Estado de São Paulo..
Em 05 de novembro de 1905 faleceu na Alemanha em missão oficial do governo brasileiro com objetivo de fortalecer o intercâmbio cultural teuto-brasileiro, e fazer propaganda do café paulista na Alemanha.










(Imagens não creditadas em pesquisa)




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