Uma questão do
crédito de patente
Josef Ganz (1898-1967) era
húngaro com cidadania alemã (oficialmente cassada 1938,
assim como propriedades confiscadas, inclusive suas diversas patentes) e lutou pela
modernização da indústria automobilística alemã, defendendo a ideia de produção
de veículos mais baratos, econômicos e seguros. Graças à sua perseverança, as
mudanças técnicas por ele defendidas foram adotadas em larga escala pelos
fabricantes automotivos alemães. Josef Ganz usou o termo "Volkswagen
" (carro do povo, em alemão) para caracterizar seu conceito sobre um carro
leve e barato o suficiente para o trabalhador alemão.
Com os automóveis Ardie-Ganz, Adler Maikäfer (termo alemão
para “besouro” outro nome dado ao fusca) e Standard Superior, bem como com seus
escritos progressivos e a promoção do conceito de um Volkswagen na revista Motor-Kritik desde a década de 1920, Josef Ganz é aclamado como sendo o inventor do Volkswagen e não Ferdinand Porche. Estes
carros tinham algumas das características do posterior Fusca, como o chassis
tubular, motor montado na parte traseira e rodas com suspensão independente com
eixos oscilantes.
O primeiro modelo de produção da Standard Superior foi
introduzido na IAMA (Internationale Automobil- und Motorradausstellung), em
Berlim, em fevereiro de 1933. Ele tinha um motor transversal de dois tempos e
396 cc, de dois cilindros, montado na frente do eixo traseiro. Em novembro de 1933, a Standard
Fahrzeugfabrik introduziu outro modelo novo e melhorado para 1934, um pouco
mais longo com uma janela adicional em cada lado e com um pequeno assento para
crianças ou como espaço de bagagem na traseira. Este carro foi anunciado como o
"Volkswagen" alemão, (um termo que significa, literalmente,
"carro do povo" em alemão) a primeira vez que esta palavra foi usada.
Até então somente o termo "Volksauto" tinha sido usado.
Com os automóveis Ardie-Ganz, Adler Maikäfer e Standard Superior,
bem como com seus escritos progressivos e a promoção do conceito de um
Volkswagen na revista Motor-Kritik desde a década de 1920, Josef Ganz é aclamado por algumas
pessoas como sendo o inventor do Volkswagen Fusca.
Para executar o plano de Hitler de criar um carro para o povo
alemão, a frente nazista cogitou três nomes: Ferdinand Porsche, Josef Ganz e
Edmund Rumpler. Dos três engenheiros, Ganz e Rumpler logo foram descartados por
serem judeus. Assim, Ferdinand Porsche é colocado à frente do desenvolvimento
do Volkswagen com desenhos e recursos técnicos claramente condizentes com as
ideias de Josef Ganz.
Ganz vai para a Suíça e começa a desenvolver um automóvel
popular com apoio do governo junto com a Rapid Motormher AG e consegue um visto
de residência de um ano.
Ao mesmo tempo em que os noticiários alemães davam conta de que Ferdinand Porsche estava desenvolvendo o Volkswagen, que agora era uma marca registrada no Escritório de Patentes de Berlim o que impedia todos os fabricantes de usarem o nome Volkswagen.
Ao mesmo tempo em que os noticiários alemães davam conta de que Ferdinand Porsche estava desenvolvendo o Volkswagen, que agora era uma marca registrada no Escritório de Patentes de Berlim o que impedia todos os fabricantes de usarem o nome Volkswagen.
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