Onde está o poder público
municipal?
A Metrópole é um campo
enorme de experiências, e suas transformações são tão significativas que por vezes
esquecemos o que se esconde nos recônditos de seu interior. Há por toda parte
objetos fotografados com o olhar que passam despercebidos de nosso cotidiano e
estão pontuando algum acontecimento de um povo, de uma nação. O que dizem esses
monumentos são propriedades de um tempo que foram edificados como uma marca representativa
de parte da história.
Esses monumentos
espalhados pela cidade de São Paulo são obras de arte denominadas infungíveis, ou seja, objeto de único
exemplar., que são captadas por objetivas, fotografados em ângulos variados ou
até em fotos repetitivas. Em certos momentos, por vezes nos deparamos, ao
comparar imagens, com alguns “sumiços”!
OS MONUMENTOS E AS RELAÇÕES COM A POPULAÇÃO
Pode haver gerações que irão contestar obras
edificadas da cidade como marco histórico e isto é próprio da natureza humana,
e assim deve ser para que o diálogo flua no contexto de cada tempo, naquele
espaço.
Esses personagens representados viveram em épocas diferentes e agiram conforme esses momentos, como hoje agimos em nossa contemporaneidade concordando ou não das circunstâncias apresentadas. Por vezes nos indignamos por ações corporativas onde indivíduos agem pela ação do barbarismo que em palavras querem mudar algo que não sabem o quê em ações de determinada ideologia, mas não construindo o que falta fazer, mas destruindo o que foi idealizado anteriormente!
Não precisamos concordar com as coisas, mas devemos ao menos entender o motivo do exposto e dialogar naquilo que se denomina civilização!
Essas
ações acontecem em todos os recantos da cidade, mas observando algumas obras
vemos que as mesmas estão desprotegidas das intempéries, mas muito mais destrutivas
são as ações humanas que danificam os monumentos feitos com ligas metálicas de
bronze ou latão ou algo que possa reverter em lucro imediato da venda de
objetos retirados dos monumentos, comercializados em algum ferro velho.
Há muitos
monumentos cercados, e distancia ainda mais o diálogo entre a obra e a população,
assim como há antigas praças, também cercadas, que perdem a função de praça,
tornado-se parques!
"MONUMENTO A
AMIZADE SÍRIO LIBANESA"
O “Monumento a
Amizade Sírio Libanesa” foi uma doação em 1922 à cidade de São Paulo pela
comunidade destes países e está situado na região da Rua 25 de Março, na Praça
Ragueb Chohfi, em São Paulo, local de comércio intenso da colônia destes povos.
Foi edificado pelo escultor italiano Ettore Ximenes (1855-1926) o mesmo autor
do Monumento à Independência do Brasil, localizado no Memorial do Ipiranga, São
Paulo.
Será que este
"Monumento a Amizade Sírio Libanesa" está sendo restaurado em alguma
oficina municipal em sua plenitude, ou está sendo
dilapidado aos poucos e sendo vendido em algum ferro velho para alimentar um
industria lucrativa de material ligas metálicas?
Há uma omissão patente do poder público quanto à preservação do patrimônio paulistano! Quem são os “bárbaros vândalos”?
JOGO DOS 7 ERROS:(click na foto para ampliar)
QUEM PODERÁ
DECIFRAR O DESAPARECIMENTO DESTAS PEÇAS DO MONUMENTO EM SÃO PAULO, COMPARANDO
AS DUAS FOTOS DE 2014 E 2016?
Obs.:
*Não há nesta explanação destes fatos nenhuma vinculo com
questões ideológica, política ou religiosa, ou por ações que acontecem em nível
nacional ou internacional.
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