quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Itanhaém: Uma cidade e sua jurisdição

O Pelourinho e o convento de Conceição

Matéria vinculada no Jornal “Correio do Litoral”: Itanhaém, 14 de abril de 1918, ano IV, Nº 9

“Como é sabido, em 10 de dezembro do anno próximo, o Sr. Benedicto Calixto de Jesus, laureado pintor itanhaense e acatado investigador da história pátria, em companhia do reverendo vigário da parochia, descobriu entre os velhos paredões da parte ruinosa do nosso histórico convento[1] o fuste e o pedestal do pelourinho de Itanhaém aqui erecto pela condessa de Vimieiros, como symbolo de jurisdicção das 100 léguas de Martim Affonso”.

Nossa Senhora da Conceição (Virgem de Anchieta)

Convento Nossa Senhora da Conceição


Este pelourinho esteve erecto no antigo largo de São Francisco, hoje Praça Dr. Carlos Botelho, mesmo alguns annos após a independência...

Itanhaém foi a primeira câmara instalada no Brasil, pois para que o local fosse elevado a categoria de Vila teria que possuir uma igreja, pelourinho e cadeia! Os capitães-mores tiveram como sede a Vila de Itanhaém, do período compreendido de 1624 a 1721, quando aparecem em São Paulo o governo dos capitães gerais.

Mariana de Sousa (da) Guerra, Condessa de Vimieiros, era descendente de Martim Afonso (de Souza) proprietária de grande gleba territorial no sul do Brasil. 

Em 1624 Itanhaém tornou-se cabeça de Capitânia de Nossa Senhora da Conceição, devido às divergências entre os herdeiros de Martim Afonso e Pero Lopes de Sousa, estendida sua jurisdição de Cabo Frio que era base do governo, no estado do Rio de Janeiro, até Paranaguá, no Paraná, passando por São José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Parte de Minas Gerais. 

Em 1692 as vilas nas dependências de Itanhaém eram: Nossa Senhora das Neves de Iguape, São João de Cananéia, Ubatuba, Parti, Vila Ilha Grande, Guaratinguetá, Taubaté, Nossa Senhora da Candelária de ITU, Sorocaba, Nossa Senhora De Rosário de Paranaguá e Vila de São Francisco. Pelo interior de São Paulo a capitania de Itanhaém alcançava ainda as terras de Botucatu e até 1709 as povoações erguidas no território de Minas Gerais. Pelo interior do Rio de Janeiro penetrava por terras de Nova Friburgo.



CAMINHO DE SANTO AMARO: De Itanhaém, fundada por Martim Afonso de Sousa em 22 de abril de 1532, sairam expedições para "explorar a "Boca do Sertão", terras do planalto, subindo a Serra do Mar. O Brasil começará a ser "descoberto e explorado"!!!

Fonte:

Revista do Arquivo Municipal (de São Paulo), Volume 70




[1] O convento Nossa Senhora da Conceição (Virgem de Anchieta) possuía 83 degraus até 1752 quando foi construída a ladeira existente por Frei Antonio de São Tomaz (Rower, Basílio. História Franciscana, p. 290 Frei Basílio Rower.)

Sem comentários:

Enviar um comentário