domingo, 20 de maio de 2012

O PODER NA TEORIA E NA PRÁTICA

A REFORMA DO CORETO, DA HERMA E DA BIBLIOTECA DE SANTO AMARO/SP

Há uma distância enorme entre o discurso político, onde se pode expor sem considerar aquilo que se verbaliza, sem comprometimento oficial, daquilo que realmente será feito!
Santo Amaro está em obras, uma transformação jamais ocorrida, uma expansão  muito grande de edifícios de alto nível de engenharia civil. Onde antes estava o maior campo industrial de São Paulo, rivalizando com outros de importância fabril pela cidade, no hodierno tudo foi “tombado” virando entulho, para dar espaço para uma gama de prédios, onde irá residir um contingente humano jamais imaginável na parte central de Santo Amaro, e que se definiu como Largo 13 de Maio, mas que abrange todo o contorno deste mesmo largo.
Fora isso também há manobras ilegais fechando vias públicas para ampliação de projetos megalômano, fecham vias de acesso, ruas oficiais, em detrimento do interesse comum da sociedade.
Onde antes passavam carroças, agora se adensa uma frota imensa congestionando este localidade. A malha viária do passado continua a mesma para toda esta transformação, onde circulam automóveis, ônibus, caminhões.
Sem um planejamento e falta de um plano diretor eficiente por aquilo que estava por vir, ou seja, a expansão desenfreada de interesses econômicos. O metrô entre o Largo 13 de Maio à Chácara Klabin compensará (um pouco) este caos anunciado desafogando este centro medieval, de vias estreitas, uma estrutura de cidadela feudal onde se perde no labirinto do que outrora foi a cidade pacata de Santo Amaro.
Evidentemente que o poder agora corre atrás do prejuízo e busca rever todos seus equipamentos como praças, bibliotecas, escolas, enfim tudo aquilo que retém e estimula a sociedade a interagir no meio.

BIBLIOTECA PRESTES MAIA

BIBLIOTECA EM FASE DE CONCLUSÃO...

Santo Amaro possui a Biblioteca Prestes Maia, anteriormente denominada Presidente Kennedy, que detém bom acervo para pesquisa, além de fomentar o complemento do acervo historiográfico sobre a antiga cidade de Santo Amaro e hoje bairro de São Paulo. Em 02 de dezembro de 2010, nas dependências da referida biblioteca,  as esferas municipais anunciaram que a mesma seria beneficiada com uma ampla reforma orçada em R$ 6.208.467,80, uma invejável soma financeira para todo o complexo.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE REFORMA DA BIBLIOTECA
Os representantes municipais e escritórios de arquitetura apresentaram, em tarde festiva, o que seria idealizado, desde uma nova estrutura do hall de entrada, flaps quebra sol nas janelas do prédio, uma reforma em todas as dependências externas além de uma arborização (mantendo o que fosse possível) e jardinagem em seu entorno. Além disso, seria contemplado com iluminação todo o contorno da Praça Marcos Manzini, e, até cogitaram cercá-la, mas isso é algo que mereceria uma análise mais detalhada, pois a cerca tira a função da “ágora”, local de expressão do povo!
Em 17 de maio de 2012, no SESC Santo Amaro, em outro encontro junto à “sociedade organizada” (como se houvesse um desorganização social) anunciaram que a biblioteca fará parte de um eixo histórico e que a praça no futuro seria reformada!
EIXO HISTÓRICO E O CUMPRIMENTO DAS POSIÇÕES ASSUMIDAS 
Isto não foi o que anunciaram em 2010, tudo iria ser reformado, (biblioteca, praça, iluminação) agora se muda o discurso, não existem meias reformas e sim aquilo que se anunciou em assembléia no saguão da biblioteca para os presentes! A expectativa por esta infra-estrutura que o discurso verbalizou, foi exposto em slides para acompanhamento do anteprojeto da obra dos órgãos municipais.
CORETO DA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO

Em outra localidade em Santo Amaro onde o poder público resolveu contornar a praça de grades, há equipamentos que parecem ter sido direcionados verba municipal para reforma, no caso do coreto da Praça Floriano Peixoto. Este “equipamento” foi idealizado para ali se apresentar toda sorte de cultura musical, onde anteriormente se apresentavam bandas musicais e violeiros sertanejos santamarenses.
Hoje é apenas um resquício mudo deste passado, por décadas nada se apresenta com galhardia neste local. Mas está lá, cercado de tapumes sem nada de concreto iniciado, aguardam-se resultados, não apenas uma opaca pintura caiada como feito hoje na Praça da Biblioteca Prestes Maia.
A OBRA AO POETA PAULO EIRÓ (apenas lembrança: não há disposição de verba)

DESCARACTERIZAÇÃO DE OBRA
Na mesma praça há outra obra abandonada a própria sorte, onde da “estela” metaforicamente o poeta Paulo Eiró “observa” desiludido com o descaso, como a procurar a musa Iguatinga, a pentear suas mechas no “espelho d’água seco”, uma caricatura de obra do artista Júlio Guerra. Falta-lhe o conjunto contemplativo do poeta e sua musa refletindo sua beleza no espelho d’água.
HERMA DO TEN. CEL. CARLOS DA SILVA ARAÚJO
ONDE ESTAIS?
Tudo isto o poder público omite, pois há de se perguntar e reforçar o ultimato: onde está a herma de Carlos Silva Araújo? Quando das festividades de aniversário de Santo Amaro a assessoria disse a todos os santamarenses presentes na Biblioteca Belmonte em 18 de janeiro de 2012, que o busto estava sendo recuperado e que voltaria “breve” para dentro da Praça Floriano Peixoto, mas não há nada no antigo local, na Rua Mario Lopes Leão, que explique para o cidadão deste translado e recuperação da obra, caso de improbidade administrativa. Roga-se, desde já, a Lei do Acesso a Informação em vigor: quais os custos da reforma do coreto e da herma?
Assim toda a comunidade santamarense espera um posicionamento aos egrégios representantes municipais que informem aquilo que fazem com o erário público e que realmente cumpram suas promessas das luzes da ribalta onde a mídia presente faz o registro, cabendo cobrança constante do cidadão para não cair no esquecimento a importância histórica de Santo Amaro.

As adulações fazem parte de um sistema, o elogio deve ser guardado para após a concretização das obras a serem finalizadas no todo e que contemple as necessidades locais. Sabemos que existem outras prioridades, mas estes elencados, foram orçados e dispensados recursos!
Os partidários de legendas partidárias rasgam seda “inter pares” parabenizando o outro em voz alta em assembléia, dizendo ser aquele administrador da mais alta competência, articulações sutis do jogo do poder. Cabe ao administrador fazer sua função a contento e se não possuir autonomia administrativa, cesse a função, e que o poder central busque alternativa eficiente. É de bom alvitre ter o melhor funcionário no posto administrativo, o administrador tem que ter competência na função, não apenas fazer uso da cátedra por fazer parte desta ou daquela ideologia política partidária.
O que é mais importante no âmbito de reforma: a biblioteca, a herma, ou o coreto de Santo Amaro?

Se todos, cumpram-se o que foi prometido e comprometido!

Assumam seus compromissos, egrégios representantes municipais!

Com a palavra o poder!

Sem comentários:

Enviar um comentário