sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Baby Pignatari e as Divas de Hollywood

O JOGO DOS INTERESSES JET-SET

Ao final da década de 1950, houve por parte de Baby Pignatari relacionamentos com as musas de Hollywood, que estavam no auge de suas carreiras e eram as atrizes que possuiam os mais importantes relacionamentos onde as luzes da ribalta atraiam àqueles que estavam no satélite destas glamorosas mulheres e que representavam as mais afortunadas belezas mundiais. Deste rol se aproximaram os maiores elencos de playboys mundiais que possuíam grandes fortunas e também eram alvos do foco das câmaras onde estava todo o glamour nas maiores capitais do mundo e onde faziam questão de demonstrar todo seu poder de persuasão com viagens e presentes de jóias caríssimas. Deste seleto grupo pode-se citar, entre outros Aly Khan, filho do príncipe Aga Khan, Porfírio Rubirosa, diplomata dominicano que atraia conexões diversas inclusive do mundo artístico. Casou-se com a mulher mais rica da época, Doris Duke, e depois com Barbara Huttone ambos terminando em divórcio, proporcionando pequena fortuna atraindo o jet-set das mais importantes atrizes do glamour hollywoodiano, entre elas Ava Gardner, Rita Hayworth, Jayne Mansfield. Eatha Kitt, a imperatriz Soraia, Lake Veronica, Dolores Del Rio, Zsa Zsa Gabor, Marilyn Monroe, entre tantas.
Consta que nos anos 50, o maître de um clube noturno parisiense exultou diante de uma mesa ocupada por Porfirio Rubirosa, Aly Khan, Baby Pignatari e Juan Capuro: “Aqui estão os mais famosos playboys do mundo”.

Cita-se a este clã de homens dispostos a barganhar fortunas o nome de Jorginho Guinle[1] dono de herança de alguns bilhões de dólares vinda dos grandes empreendimentos de Eduardo Palassim Guinle falecido em 1912 e administrado a Guinle & Cia posteriormente por Guilherme Guinle que tinha  hidroelétricas e as Docas de Santos enfrentando a poderosa Light and Power Company Limited dos capitalistas canadenses em São Paulo ou os negócios na Bahia do empresário norte-americano Percival Farquhar.

Acrescenta-se a este seleto grupo o aviador HOWARD HUGHES, bilionário da alta sociedade americana, que ainda detinha em seu currículo o papel de industrial, inventor, produtor e diretor de cinema, sendo fundador do famoso estúdio RKO.

Nesta “equipe” de homens afortunados incluía-se Baby Pignatari, empresário brasileiro nascido em Nápoles, Itália, com cidadania brasileira, possuía todas as qualidades dos demais com atividade empresarial de muita importância e que lhe dava subsídio para ter regalias no mundo das estrelas de cinema, rendendo-lhe prestígio mundial. Dono de importantes empresas brasileiras bancava as relações com as musas de Hollywood adquirindo este glamour e estreitas relações junto as mais belas mulheres da época, as quais elencamos: 
                                                                                  
1)      Anita Ekberg, nome artistico de Kerstin Anita Marianne Ekberg, tornou-se miss Suécia em 1951, representando seu país no Miss Universo, ficando entre as seis finalistas, o que lhe garantia um contrato como starlet do Universal Studios. Foi convidada por Federico Fellini a fazer o filme para viver Sylvia, de A Doce Vita.



3)      Dani Crayne, nome artistico de Danielle Darlyne Swanson, nasceu em 1934, em Minneapolis, Minnesota, Estados Unidos e recebeu um contrato da Universal em 1955. Foi a protagonista no filme épico da “História da Humanidade” como Helena de Tróia. After performing the usual starlet duties of leg art and bit parts, she landed the role of Helen of Troy in The Story of Mankind (1957).

4)      Dolores del Rio, nascida María de los Dolores Asúnsolo y López Negrete, em Durango, México. Iniciou no cinema em 1925, atingindo popularidade devido ao seu fascínio e a sua vigorosa personalidade. Tornou a atriz de cinema mais famosa em seu país, filmando em língua espanhola pela primeira vez, após ter presença garantida em Hollywood não se limitando apenas ao cinema como também dos círculos da alta sociedade.

5)      Elga Andersen, nome de Hymen Elga, nascida em 1935, em Dortmund, na Alemanha. First she hoped to become a dancer but then studied French and English. Pensava em ser dançarina, mas foi estudar Francês e Inglês, indo para Paris em 1953 para se tornar intérprete, participando com o meio dos artistas e posou para fotografias de moda. Estrelou em filmes internacionais da década de 1950 e foi uma artista popular durante a década de 1960, conhecida por cantar a canção-título de Os canhões Navarone (1961). Later she became a producer too. Seu primeiro papel principal foi na produção franco-brasileira Os Bandeirantes, em 1960, de Marcel Camus. Mais tarde ela se tornou produtora.

6)      Elsa Martinelli, nascida Elsa Tia, em 1932, na província de Grosseto, Toscana, Itália, em 1932. Descoberta por Roberto Capucci , tornou-se atriz e modelo italiana. Começou fazendo pequenos papéis no cinema e em 1956 ganhou o prêmio “Urso de Prata” como melhor atriz no Festival de Berlim pelo papel no filme "Donatella" de Mario Monicelli. Desde então, ela ficou dividida entre a Europa e EUA.

(Revista "Manchete")

7)      Princesa Virginia (Ira) de Fürstenberg, filha do Príncipe Tassilo zu Fürstenberg e Clara Agnelli, herdeira da Fiat, ela nasceu em 1940 como Sua Alteza a Princesa Carolina Virginia Theresa Pancrazia Galdina de Fürstenberg emRoma, Itália. e se tornou uma socialite européia, atriz, designer de jóias. The daughter of Prince Tassilo zu Fürstenberg and his first wife, Clara Agnelli, a Fiat heiress, she was born as Her Serene Highness Princess Virginia Carolina Theresa Pancrazia Galdina of Fürstenberg in Rome , Italy .

8)      Jackie Lane, nasceu em Viena, Áustria, em 1937, com o nome de Jocelyn Olga Bolton, estudou balé em Londres. Foi capa da revista Playboy de setembro de 1966.

9)      Jill St. John foi registrada como Jill Arlyn Oppenheim, em Los Angeles, Califórnia, EUA, em 1940. Em 1958 assinou contrato com a 20th Century-Fox contrato. Jill St. John (nascido em 19 de agosto de 1940) é uma atriz estadunidense. Ela é talvez mais conhecida por seu papel como Tiffany, no filme 007 - Os Diamantes São Eternos.

 
10)  Joanna Moore, nascida Dorothy Cook, nasceu em 1934, na Geórgia, Estados Unidos. Ganhou um concurso de beleza e foi trazida para Hollywwod sendo descoberta por um  produtor da Universal.
 
11)  Blanca Rosa Henrietta Stella Welter Vorhauer, conhecida artisticamente como Linda Christian, nasceu em Tampico, México. Viveu na Europa, América Latina e na África e falava sete idiomas. Apelidada de "Bomba Anatômica" pela Revista Life. Fez vários filmes como a "A Marca do Zorro" (1940), "Tarzan e as Sereias" (1948) e "Testemunha de Acusação" (1957), entre outros. Em "Casino Royale" (1954) fez o papel da primeira garota de Bond.

12)  Miiko Taka, nasceu em Seattle, passando a infância em Los Angeles, nissei que se tornou atriz do cinema americano conhecida por haver atuado com Marlon Brando, em 1957,  no filme “Sayonara” com a personagem Hana-ogi e na televisão participou da minissérie “Shogun”.  
13)  Rossana Rory, nome artístico de Ross Cup,(Rossana Coppa)  nascida em 1927 ,em Roma,Lázio, na Itália. Com apenas dezessete anos ele começou a trabalhar como modelo e atriz. É contratada pela Warner Brothers.
14)  Soraya Esfandiari Bakhtiari Nascida na cidade persa de Isfahan. Filha mais velha de Khalil Esfandiary - um nobre da tribo Bakhtiari do sul da Pérsia, embaixador na Alemanha Ocidental na década de 1950. Soraya foi a segunda esposa de Mohammad Reza Parlevi, Xá da Pérsia, de quem se divorciou em 1958.. Soraya lançou-se em carreira de atriz de cinema, utilizando apenas seu primeiro nome. Descreveu sua autobiografia em “O Palácio da Solidão”.

15)  Susan Cabot ou Harriet Pérola Shapiro, nasceu em Boston, Massachusetts, interessa-se em teatro e se junta ao clube de teatro faz sua estréia no cinema como figurante em Nova York, Fox fez Kiss of Death e trabalha em televisão sediada em Nova York

16)  Tina Louise foi registrada Tina Blacker, em Nova York, em 1934, tornou-se atriz de Hollywood em 1958, assumindo papéis musicais da Broadway, e do cinema italiano, e fez quatro álbuns, dois para Concert Hall e outros pela Urania Record.
17)  Vikki Dougan, nome artístico de Edith Tooker, nasceu em 1929 ,na cidade de Nova York, no bairro de Brooklyn foi modelo e atriz norte-americana, apelidada “The back”, que na década de 50, o fotógrafo Ralph Crane, da revista Life, a retratou em várias situações, sempre de costas.

18)  Zsa Zsa Gabor, pseudônimo de Gábor Sári, nasceu em Budapeste em 1917 foi uma famosa atriz e socialite radicando-se nos Estados Unidos. Em 1936, ganhou uma competição de beleza em seu país. Apareceu nos filmes Moulin Rouge (1952), Lili (1953), e em vários outros. Fez também teatro e televisão nas séries Batman (1968)

Esta foi uma época onde a aparências contavam como sublimação do indivíduo e que não se mediam esforços para demonstrar poder, não muito diferente das vaidades humanas de tempos em tempos. Disto lembramos que a história no tempo e espaço determina um modelo que aparece no contexto pensado por Walter Benjamin :
“São os vivos que ressscitam os mortos, que os revitalizam, utilizando-os seletivamente como aliados contra os perigos, as ameaças do presente”

obs: todo material iconografico foi extraido do disposto na internet, reserva-se os direitos aos seus autores.

[1] Octávio Guinle foi um empresário brasileiro, mais conhecido por ser o fundador do hotel Copacabana Palace. Filho do bilionário carioca Eduardo Pallasim Guinle e de Guilhermina Coutinho da Silva, Octávio casou-se com Beatriz Llambí Campbell y Galvez e tiveram como filhos Octácio Guinle Junior, José Eduardo Guinle e Luiz Eduardo Guinle, pai da atriz Guilhermina Guinle. Jorge Eduardo Guinle,este último gerenciou o hotel Copacabana Palace e gastou muito de sua fortuna com festas luxuosas, viagens pelo mundo, presentes e mulheres como  Rita Hayworth, Marilyn Monroe, Romy Schneider, Kim Novak, Ava Gardner, Susan Hayward, Jayne Mansfield, Marlene Dietrich e Janet Leigh.

Sem comentários:

Enviar um comentário