segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O FIM DA ESCRITA NA ERA JOBS

 DIVIDINDO A HISTÓRIA DA ATIVIDADE EM MASSA E A FALTA DA EMPREGOS (JOBS)

O período entre o aparecimento dos seres humanos na Terra até o desenvolvimento da escrita, cerca de 3.500 anos a.C., é chamado por muitos historiadores de pré-história. (HÁ DÚVIDAS QUANTO AO TERMO, SE NÃO É CONSIDERADA HISTÓRIA-histós, urdidura das linhas e seus encontros e que formam o tecido através da obra do tecelão- ANTES DA ESCRITA NÃO DEVERIA EXISTIR UMA “PRÉ”)

O registro através da escrita foi considerado a única fonte confiável das experiências humanas, embora ultrapasse esta condição as edificações humanas. A tradição oral, as pinturas, os objetos de uso cotidiano, por exemplo, representavam fontes secundárias e pouco confiáveis. Assim, a escrita passou a ser o marco divisório entre sociedades históricas (que dominavam a escrita) e pré-históricas (sem domínio da escrita).

Paleolítico ou Período da Pedra Lascada: se estendeu da origem do homem até aproximadamente 10.000 a.C.. A sociedade paleolítica caracterizou-se pela busca de subsistência, o homem coletor do que era necessário para sustentar a vida por meio da caça, da pesca, frutos, sementes e raízes, e da confecção e utilização de objetos de pedra lascada, ossos e dentes de animais. Por isso, o Período Paleolítico é também chamado de Idade da Pedra Lascada.

Neolítico ou Período da Pedra Polida: a partir de 10.000 a.C. prolongando-se até 5.000 a.C. No Período Neolítico, os humanos aprenderam a domesticar animais e a praticar a agricultura, cultivando os alimentos. Passa a dominar a técnica de polir a pedra para fabricação de instrumentos.

Era Antiga

A Antiguidade é compreendida por volta de 4.000 a.C.(defasagem!) até 476 d.C., com a queda do Império Romano do Ocidente. No Próximo Oriente, florescem as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, pelas possibilidades agrícolas. Os povos estavam concentrados no Egipto, Palestina, Mesopotâmia, Iran e Fenícia, abrangendo as chamadas civilizações clássicas da Grécia e Roma, mas uma lacuna não cita os povos do Extremo Oriente de elevada civilização e domínio da escrita, embora diferenciada do Ocidente.

Era Média

A Idade Média é compreendida entre o ano de 476 d.C. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla (Estambul) pelos turcos otomanos e consequente a queda do Império Romano do Oriente, e controlando as rotas comerciais vindas do Oriente. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.(Alguns especialistas prolongam até o ano de 1492, quando do Descobrimento da América)

Era Moderna

A Idade Moderna é considerada de 1453 até 1789, quando ocorre a Revolução Francesa. Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.

Era Contemporânea

A Idade Contemporânea é considerada de 1789 até 2011(Fim do ciclo da inovação a partir de Steve Jobs) Envolve conceitos tão diferentes quanto o grande avanço tecnilógico e científico, os conflitos armados de grandes proporções, as conquistas aero-espaciais e a Nova Ordem Mundial.

Era Jobs


A Idade Jobs compreende desde 2011, em diante, a partir da inovação(i) de Jobs(Steve, da Apple, com passamento pela Terra, ocorrida em 05 de outubro) e da falta de empregos(jobs). Manipulação de grandes conglomerados que dispõe de altos investimentos financeiros, onde o homem e a mulher são meros expectadores das demandas de consumo, e também um objeto, com tendências ao retorno do “fim da escrita” pelo início do século digital.
"Morte de Jobs marca o início do século digital" (06 de outubro de 2011 - O Estado de S.Paulo)

Isto é uma "ficção do tempo histórico" ou será uma realidade contestável ou inconteste?

Sem comentários:

Enviar um comentário