terça-feira, 12 de outubro de 2010

O BRASIL É AMÉRICA LATINA? 12 DE OUTUBRO DE 1492: CULTURA DO EUROCENTRISMO

12 de outubro de 1492: INÍCIO DO HOLOCAUSTO DA AMÉRICA

Réplicas das naus Pinta, Niña e Santa Maria no Cais das Caravelas, em Palos de la Frontera.

A nau-capitânia Santa Maria era a principal de uma frota de três navios, conhecida como galeão, e devia possuir de três ou quatro mastros, com mínimo de três metros de profundidade e um pouco mais de 30 metros de comprimento. Era seguida pelas caravelas Pinta e Niña.

MAPA DA VIAGEM DE COLOMBO NA AMÉRICA

Os três navios partiram do porto espanhol de Palos no dia 3 de agosto de 1492 e carregados com provisões nas Ilhas Canárias em direção às “Índias” em 3 de agosto de 1492, chegando ao litoral das atuais Bahamas após 71 dias, em 12 de outubro.

Colombo desembarcou em terra firme no Novo Mundo em uma pequena ilha das Bahamas, hoje chamada Samana Cay ou também Cayo Samaná[1], com cerca de 16 km de comprimento e 3 km de largura, repleta de recifes, a ilhota era habitada pelo povo Lucayo ou Taino é o primeiro contato dos europeus que os denominaram "índios" aos povoadores da América, palavra errônea ao acreditar que a ilha Guanahani se encontrava na zona oriental que os europeus confundiram com a Índia. Os tainos organizavam-se em uma sociedade agrária baseada no cultivo do milho, mandioca e algodão completado pela pimenta a ananás, batata e tabaco, relatado pelo próprio Colombo no seu diário que “cultivavam abóboras e algodão e que possuíam casas e hortas de árvores". Com a permissão da coroa espanhola apossou-se de tudo como "vice-rei", escrevendo em seu diário, no dia 12 de outubro de 1492:

COLOMBO DESEMBARCA EM GANAHANI

"Acredito que os nativos me consideram um deus, e os navios são para eles monstros que emergiram do fundo do mar durante a noite. A aparência deles igualmente nos surpreende, porque são diferentes de todas as raças humanas que vimos até agora. Sem dúvida, são bondosos e pacíficos. Acredito que não conhecem o ferro. Eles também não sabiam o que fazer com as nossas espadas". Voltou para a Espanha, descrevendo sua intenção para confirmar ao reino de Castela que comprovava o descobrimento: "Levarei seis desses homens na viagem de volta, para apresentá-los ao rei e à rainha. Eles devem aprender a nossa língua", anotou Colombo em 12 de outubro de 1492.

Colombo saiu de Guanahani em 14 de outubro pela tarde:

"Domingo 14 de outubro:... Eu olhei para tudo aquele porto e depois voltei para a nau e diz a vela, e vi tantas ilhas que eu não sabia determinar a qual ir primeiro. E aqueles homens que eu tinha tomado me diziam por senhas que eram tantas e tantas que não havia número, e chamaram pelo seu nome mais de cento. Finalmente, eu olhei para a maior e àquela determinei ir, e assim faço, e será longe desta de São Salvador cinco léguas e as outras delas mais, delas menos. Todas são muito chãs, sem montanhas e muito férteis e todas povoadas e fazem guerra a uma com a outra..."

A “Carta de Colombo” foi publicada em 29 de abril de 1493 em Barcelona, anunciando o Descobrimento. Trata-se do primeiro documento impresso que menciona o nome de Guanahani, mas sem fornecer nenhum dado sobre a ilha:

“À primeira ilha que eu encontrei pus o nome São Salvador na comemoração da Sua Alta Majestade, o qual maravilhosamente tudo isto dou; os Índios chamam-na Guanaham; à segunda pus o nome a ilha de Santa María da Conceição; à terceira Fernandina ; à quarta a Isabela; à quinta a ilha Joana, e assim, a cada uma, um nome novo”.


MAR DO CARIBE

A ilha que hoje se situa o Haiti e a Republica Dominicana, foi onde Cristovão Colombo chegou em 5 de dezembro de 1492, à qual foi denominada de Hispaniola e mais tarde passou a ser chamada de São Domingos. No fim doséculo 16 quase toda a população nativa havia sido exterminada pelos invasores, ou escravizada, além de comprometimento da fauna e flora. Seu litoral norte abria-se para o Oceano Atlântico, e ao sul para o Mar do Caribe ou das Antilhas, onde a parte ocidental da ilha, hoje o Haiti, foi cedida à França em 1697 que a explorou com a plantação de açucar, café e cacau. Qual a razão de destruir tão avançado conhecimento?

A República Dominicana era chamada de Quisqueya pelos nativos arauaques, taínos e caraíbas. O local foi nomeada Santo Domingo(s) por Bartolomeu Colombo, irmão do navegador genovês o qual, segundo teria sido criado no dia de Santo Domingo de Guzmán ou São Domingos de Gusmão.
CIDADE DE CUSCO: Igreja de São Domingos, alicerçada na base da estrutura inca como reflexo de acabar com a cultura anterior!

Era o principio da invasão da América que Colombo ainda por seis anos completaria mais três viagens em nome da coroa espanhola.

O Brasil dá as costas à América Latina, olhando para a bela mulher Europa, prostituindo-se com os prazeres da outra!(América)


MEDALHA COMEMORATIVA DOS 500 ANOS DO ENCONTRO-CALENDÁRIO AZTECA

HOLOCAUSTO DA AMÉRICA LATINA:

"Em honra as culturas indígenas, particularmente àquelas que sofreram o impacto do processo colonizador donde morreram 60 milhões de pessoas nos primeiros 100 anos"


Nota: [1] Cayo Samaná encontra-se no centro Leste do grupo das Bahamas. Foi proposta como candidata pela primeira vez em 1882 porGustavus V. Fox capitão da marinha americana. A teoria de Fox foi em 1986 reavaliada por Luís Marden e a sua esposa, a matemática Ethel Cox Marden que realizarem detalhados cálculos e repetiram a viagem de Colombo desde as ilhas Canárias, para concluir que Guanahani era Cayo Samaná. Atualmente esta hipótese é sustentada pela National Geograhic Society.

Sem comentários:

Enviar um comentário